No dia 29 de outubro de 1810 a Coroa Portuguesa fundou a Biblioteca Nacional do Brasil que contava com milhares de itens da Real Biblioteca Portuguesa, trazida por D. João VI. A mesma data tornou-se o Dia Nacional do Livro.
Para comemorar o dia, o Centro Acadêmico Rubens Borba de Moraes e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo disponibilizaram no saguão de entrada uma mesa cheia de livros. Ali os alunos poderiam disponibilizar livros e levar os que lhes interessavam. Dá só uma olhada:
Fonte: Facebook Centro Acadêmico Rubens Borba de Moraes |
Fonte: Facebook Centro Acadêmico Rubens Borba de Moraes |
Fonte: Facebook Centro Acadêmico Rubens Borba de Moraes |
De acordo com matéria do CRB-8, atualmente, dentre os incentivos para a promoção dos livros atuais destacam-se:
- O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), que oferece periódicos , revistas e livros para que as escolas públicas possam ter suas bibliotecas;
- O Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), que atua em inúmeros projetos, programas e ações (como a mobilização de bibliotecas), com o apoio da Diretoria de Livro, Leitura e Bibliotecas (DLLB) e o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBC).
Ah, e não se esqueça que o Dia Internacional do Livro é comemorado dia 23 de abril, criado na Catalunha em homenagem ao pai do Dom Quixote: Miguel de Cervantes.
Comentários
Postar um comentário