quarta-feira, outubro 31, 2018

Relato: Visita à exposição A Biblioteca à noite. - Por Valéria Valls

A professora Valéria Valls foi à exposição: A biblioteca à noite: o universo das grandes bibliotecas do mundo em realidade virtual,  e nos contou suas impressões.
A exposição acontece no SESC Paulista e é inspirada no livro de Alberto Manguel e permite ao visitante conhecer bibliotecas pelo mundo. A visita é gratuita e deve ser agendada no site da unidade.

Fonte: Página oficial SESC

Visitei a exposição “A biblioteca à noite” no belíssimo SESC Paulista, com minha família. A exposição é baseada na obra do mesmo título do autor Alberto Manguel.
Foi uma experiência individual muito impactante. Com o uso da tecnologia, consegui visitar várias bibliotecas: Biblioteca da abadia de Admont (Áustria), Templo de Hase-dera (Japão), Biblioteca Vasconcelos (México), Biblioteca real (Dinamarca), Biblioteca de Nautilus (20.000 Léguas submarinas), Biblioteca do Parlamento de Ottawa (Canadá), Biblioteca nacional e universitária (Bósnia e Herzegovina), Biblioteca Sainte-Geneviève (França), Biblioteca de Alexandria (Egito) e Biblioteca do Congresso (EUA).
Cada som, cada imagem, a narração impactante em alguns momentos me fez refletir muito sobre a importância das bibliotecas para a sociedade, em especial as histórias mais tristes (que não vou contar aqui para não estragar a experiência de vocês). Mas destaco a Biblioteca Vasconcelos e a Biblioteca do Congresso, que por motivos diferentes me fez pensar muito na minha profissão e no meu papel como professora de biblioteconomia.

Fonte: Facebook SESC Paulista

Segundo as palavras do Danilo de Miranda, Diretor do SESC: “As bibliotecas exercem um verdadeiro fascínio no imaginário das pessoas como lugares de guarda de memórias e produções da humanidade. A questão central envolve a tentativa de preservar, através da palavra, ou em tributo a ela, as sabedorias e também os obscurantismos protagonizados há séculos”.
Super indico a experiência, a todos os estudantes de Biblioteconomia, bibliotecários e amantes da leitura, a exposição estará em cartaz até 10 de fevereiro de 2019, imperdível :)


A opinião dos colunistas e dos relatos publicados não representam necessariamente a posição da FaBCI da FESPSP, ou de sua Monitoria Científica. A responsabilidade total é do(a) autor(a)do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário