Pular para o conteúdo principal

Relato: PEC Gestão de Hábitos e Produtividade com Lucilla Simonsen. Por Camilla Hatzlhoffer

PEC: Gestão de Hábitos e Produtividade


Você queria uma PEC sobre gestão de hábitos? A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo já fez! E a Camilla Hatzlhoffer cobriu o evento para nós!

No dia 09 de outubro de 2018 (terça-feira), a aluna Lucilla Simonsen, do 6º semestre de Biblioteconomia fez uma apresentação sobre como podemos gerenciar nossos hábitos e ser mais produtivos, não apenas na faculdade ou no trabalho, mas também em todos os aspectos da nossa vida cotidiana.

Fonte: Blog do Instituto Pró-Saber

A palestra foi dividida em três tópicos: gestão de tempo, gestão de tarefas e gestão de energia.

Na gestão de tempo, Lucilla apresentou três técnicas que podem ser usadas para focar nas tarefas:

- Técnica de Chunking: 10 – 60 minutos de trabalho + pausa desejável

- Técnica de Pomodoro: 25 minutos de trabalho + 5 minutos de pausa

- Técnica Flowtime: 10 – 90 minutos de trabalho + pausa flexível

É importante destacar que a eficácia das técnicas variam de pessoa para pessoa. Então é interessante testar qual é a técnica que funciona melhor para você.

Fazer um planejamento diário ou semanal das atividades também faz com que nós consigamos visualizar o que deve ser feito e destacar as prioridades. Isso pode ser feito com uma agenda (ou Bullet Journal) ou com apps de celular (Google Calendar é uma boa opção).

O segundo tópico, Gestão de tarefas, abordou como devemos definir metas para alcançar os objetivos. Uma forma de facilitar isso é ter uma gestão visual usando um quadro de Kanban. Esse quadro pode ser feito com uma cartolina dividida em três campos: a fazer, fazendo e feito. Caso você curta mais tecnologia, aplicativos como o Trello e o Google Keep cumprem o mesmo objetivo do quadro de Kanban.


Quadro de Kanban. Fonte: Google Imagens.

Além disso, é importante dividir suas tarefas em “tarefa mínima viável” (tarefas que você consegue cumprir no tempo programado) e “tarefas enxutas” (é a divisão de uma tarefa em blocos/etapas mínimas).

Lucilla também nos apresentou ao “Pato”: um objeto que você deixa em cima da sua mesa de trabalho ou na sua escrivaninha em casa, para você conversar quando não está conseguindo achar uma solução para o problema que você está tendo. Quando a situação é falada em voz alta, é mais fácil conseguir enxergar o todo e achar a solução.


O Pato. Fonte: Slides da apresentação da PEC / Lucilla Simonsen

O terceiro e último bloco da PEC esclareceu a Gestão de Energia: ter o equilíbrio para conseguir realizar as tarefas é essencial. Destaque para:

- Ambiente produtivo: ter um ambiente calmo onde você consiga achar o foco para cumprir os seus objetivos. Caso não consiga estudar em casa, por exemplo, vá até uma biblioteca ou um café. Ao sair do ambiente que te atrapalha, fica muito mais fácil cumprir sua tarefa.

- Músicas produtivas: Assim como as técnicas citadas acima, isso também não é uma regra. Tem pessoas que conseguem trabalhar sem música, por achar que o som atrapalha a concentração. Mas tem pessoas que (assim como eu), se desconcentra fácil, então a música pode ser uma forma de se manter concentrado. Mas, cuidado! Evite músicas que façam que você tenha vontade de cantar/dançar. Escolha músicas instrumentais (no Spotfy e no Youtube tem um monte de playlists que podem ajudar) ou músicas em outros idiomas (assim você não presta atenção na letra).

- Meditação para ajudar na concentração: Caso você tenha dificuldade em focar, faça uma meditação. Pode ser guiada (aplicativos como Headspace, Medite-se ou Lojong podem te ajudar com isso) ou simplesmente se concentre, por dois ou três minutos, na sua respiração.

Divulgação da PEC

Ter uma boa alimentação e dormir bem também fazem diferença nesse processo para ser mais produtivo: equilibrar mente e corpo é essencial!

No final, a Lucy nos indicou um livro: O mantra da produtividade, de Dionatan Moura.
Nesse livro, tudo o que foi explicado na PEC e neste post da Monitoria é explicado detalhadamente.

O livro pode ser comprado aqui ou aqui. Também dá para adquirir pelo site da editora.


Obrigada, Lucy, pela palestra e pelas dicas incríveis! 


A opinião dos colunistas e dos relatos publicados não representam necessariamente a posição da FaBCI da FESPSP, ou de sua Monitoria Científica. A responsabilidade total é do(a) autor(a)do texto.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e