Pular para o conteúdo principal

Semana da Criança 2018 - Minhas experiências visitando Museus - Por: Ricardo Valls Yoshida

O Ricardo Valls Yoshida, filho caçula da nossa amada profª Valéria Valls, tem 11 anos e ama museus. A pedido da Monitoria, ele escreveu sobre suas experiências museológicas e exposições preferidas. O texto está irresistível!



Minhas experiências visitando Museus

Por: Ricardo Valls Yoshida (11 anos)


Ricardo e Valéria Valls. Arquivo pessoal


Uma das coisas que mais gosto de fazer com meus pais e meu irmão é visitar museus. Existem vários museus que fui e curti bastante, mas tem uns que eu acho mais interessantes que outros.

Museu de Arte Natural (Planetário) (NY/EUA). Arquivo pessoal


Aqui em São Paulo mesmo, fui várias vezes ao MASP (https://masp.org.br/). Gostei muito dos quadros e do que retratavam. Por exemplo, um dia fui ao MASP e neste dia havia uma exposição sobre crianças. E era muito interessante, pois cada quadro retratava a vida de uma criança diferente. Ainda em São Paulo, gostei muito de ir ao CCBB (http://culturabancodobrasil.com.br/portal/sao-paulo/) que tinha exposições bem interessantes. A que mais gostei foi uma exposição sobre a África atual, com músicas, vídeos, penteados, quadros, manuscritos de diversos povos.


Metropolitan Museum (NY/EUA). Arquivo pessoal


Nas minhas últimas férias, tive a oportunidade de ir para Nova Iorque, nos Estados Unidos. Adorei a viagem e fomos a vários museus também. Gostei de todos, mas tiveram dois mais legais: o Museu de Arte Natural (https://www.amnh.org/) e o Metropolitan (https://www.metmuseum.org/). No Museu de Arte Natural conheci muitos fósseis de animais pré-históricos, como dinossauros que gosto bastante, aves, mamíferos e répteis gigantes. Mas lá não haviam só fósseis de animais, haviam também várias coisas sobre astronomia, que é outro tema que gosto muito. 

Metropolitan Museum (NY/EUA). Arquivo pessoal

Museu de Arte Natural (sala de fósseis) (NY/EUA). Arquivo pessoal


Já no Metropolitan, haviam muitos quadros de vários pintores de vários períodos da arte. Eram muito bonitos e se não entendia o significado de um quadro, pedia a ajuda de meu irmão, que me ajudava a entender o quadro de uma maneira diferente. Mas não haviam só quadros, haviam também muitas estátuas, esculturas de povos da antiguidade, como os egípcios que me interesso bastante. Os dois museus são enormes! Mas valem muito a pena.

Museu dos Direitos Humanos (Santiago/Chile). Arquivo pessoal



E por último, queria compartilhar minhas experiências no Museu dos Direitos Humanos no Chile (https://ww3.museodelamemoria.cl/). Era um museu que falava sobre a ditadura que o povo chileno sofreu. Era triste, mas ao mesmo tempo era importante para entender o passado e melhorar o futuro.



Arrasou Ricardo! Está mais do que convidado para escrever para nós sobre seus próximos passeios!


A opinião dos colunistas e dos relatos publicados não representam necessariamente a posição da FaBCI da FESPSP, ou de sua Monitoria Científica. A responsabilidade total é do(a) autor(a)do texto.

Comentários

  1. Muito legal! Bacana ver uma nova geração curtindo história é arte.

    ResponderExcluir
  2. Muito fofo. Descreveu realmente a importância de crianças serem apresentadas aos museus!!!
    Quando a trabalhar com as crianças, farei deste Post um intimado nas reuniões. #visitaaosmuseus

    ResponderExcluir
  3. Ricardinho amei saber das suas visitas aos museus.

    ResponderExcluir
  4. Ricardo parabéns pelas ricas experiências! É muito importante essas interações, obrigada por compartilhá-las conosco.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv