sexta-feira, abril 12, 2013

Cansado de PowerPoint?




Não é só você. O popular software de apresentações da Microsoft tem angariado alguns desafetos pelo mundo, especialmente na Suíça. No pequeno e rico país europeu, com o 19º PIB para uma população de 8 milhões de pessoas,  um movimento que se coloca contra softwares como o PowerPoint tem status de partido político, com uma plataforma que defende o fim de softwares de apresentação como o PowerPoint porque prejudicam a economia suíça e mundial.
Bizarro? Sem dúvida, mas mesmo assim há ótimas alternativas à onipresença da Microsoft. Gustavo Moura, que não é do Anti-Power Point Party, mostra a boa aplicação do Prezi e recomenda o aplicativo em flash para a sua próxima apresentação. Acompanhe:




Embora o PowerPoint seja o software mais utilizado para apresentações, palestras ou aulas não é raro encontrar pessoas que o considerem maçante.
Em parte, por permitir o excesso de textos e sua falta de interatividade para os padrões atuais.

Na década de 1990, o referido software se consolidou no mercado ao apresentar a possibilidade de incluir gráficos, imagens, planilhas e alguns efitos simples, como animações, o máximo da tecnologia e efeitos visuais na época.
Outro fator se deve ao desgaste da fórmula de apresentação feita em slides, considerada saturada por muitos que  afirmam que elas ficam sempre iguais, com os mesmos fundos, formatos semelhantes ou dados em demasia. 

Tendo o principal programa de apresentações gráficas saturado junto à necessidade de se manter efeitos visuais em apresentações, gerou-se uma nova demanda: era preciso reinventar uma nova forma de apresentações que utilizasse recursos visuais e gráficos.

Em 2009 surgiu o  Prezi, que vem ganhando espaço e adeptos, com a proposta de apresentações mais interativas e não lineares, com novas possibilidades de conectar idéias e conceitos, com apelo na parte visual e contanto com grande efeito em animação que não permite que uma imagem ou informação fique estática por muito tempo.

O Prezi baseia suas apresentações no conceito de zoom, permite que as apresentações não sigam uma forma linear pré-concebida, algo aparentemente simples, porém que abre um leque de possibilidades, sendo que a principal é permitir que o pensamento e as ideias de uma apresentação sejam feitas de modo  livre, focando aspectos visuais e a expressão de conceitos.

Um exemplo simples de sua funcionalidade: ao discorrer sobre pontos turísticos em uma apresentação usual, se apresentarão uma ou duas fotos com dados como endereço, inauguração e horário. No Prezi é possível colocar tais dados dentro do mapa da cidade e traçar uma rota onde se mostra os pontos interessantes visualizando a distância de um ponto ao outro.

Das características do Prezi pode-se destacar:

*Acesso: Disponibiliza versões e licença de uso gratuitos de forma legal.

*Web 2.0: pode ser acessado em diferentes ambientes, pois não necessita de instalação, apenas de computadores com acesso a internet.

*Ambiente colaborativo: Permite que duas ou mais pessoas trabalhem integradas em rede na formulação de apresentações, simultaneamente, e em diferentes ambientes e lugares.

*Banco de dados: possui mais de 2000 apresentações disponíveis para serem utilizadas, dos mais variados temas.

*Compatibilidade:  é possível migrar e converter  apresentações já feitas incluindo-as em formato .pdf e .ppt.

*Constantemente atualizado


O Prezi permite ao apresentador traçar sua própria rota com direito a curvas, túneis e paisagens incluindo parada para fotos, focando certas partes da apresentação ao invés de seguir uma avenida expressa, sempre cinza em linha reta, sempre com o fundo retangular.

Garante uma maior liberdade no momento em que é preciso apresentar considerações e não condensar dados, oferecendo um modelo mais interativo e atraente sem necessidade de tabular e padronizar idéias.




Links indicados (caso você queira saber mais ou ver algumas apresentações):

PowerPoint x Prezi



Um rápido tutorial:

Blog do PreziBrasil: 


O segundo ano da Monitoria Científica, por Roberta Gravina:


A apresentação de TCC do Jorge do Prado:



 Mais vantagens do Prezi:


A plataforma disponibiliza uma versão gratuita que roda a partir do navegador. Após rápido cadastro, é possível criar suas apresentações tranquilamente. Além disso, é possível reutilizar apresentações públicas compartilhadas por outros usuários. Para apresentar o trabalho pronto, é possível acessá-lo pela internet ou baixá-lo em uma pasta compactada que não depende de acesso à internet para funcionar.

Além da versão gratuita, há também opções de uso pagas que aumentam o tamanho disponível para armazenamento na nuvem, e permitem editar o trabalho localmente, offline.

Devido a sua portabilidade, pode ser utilizado em palestras, conferências, apresentações de projetos e simples mostras de trabalhos escolares ou acadêmicos. Ele criará apresentações mais dinâmicas e visualmente mais atrativas do que um Power Point.










Gustavo Moura é aluno do 5º semestre noturno
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário