Pular para o conteúdo principal

O trabalho com Gerenciamento Eletrônico de Documentos





Mariana Araújo, aluna de Biblioteconomia da FESPSP, trabalha com Gerenciamento Eletrônico de Documentos e explica por quê ele deve ser integrado à rotina de qualquer unidade de informação. Acompanhe:




 





GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos

Quando houve a necessidade de se registrar a informação, surgiu o documento, iniciou-se, portanto este processo através de tabuinhas e conforme a evolução dos suportes chegou ao conhecido e utilizado por muitos ainda hoje, o papel. O papel por si, embora seja um suporte cômodo e prático para quem o utiliza na ocorrência de grande volume, o armazenamento de tal material necessita de espaço e sua recuperação pode tornar-se lenta. 

Logo, numa realidade em que organizações vivem envoltas a processos basicamente no suporte papel, encontrou-se a necessidade em desenvolver métodos que facilitasse o nível de guarda e recuperação desses documentos já que muitas vezes a busca não era eficaz e útil, perdendo-se muito tempo.

Com isso, através da tecnologia surgiu o GED, que significa Gerenciamento Eletrônico de Documentos ou também Gestão Eletrônica de Documentos; podemos descrevê-lo como um conjunto de tecnologias que permitem gerenciar documentos em forma digital; estes documentos podem ser encontrados de diversas formas como o papel, microfilmes, filmagens, imagens, planilhas, entre tantos outros. Com o GED é possível administrar, gerenciar documentos desde sua criação até seu arquivamento e disponibilização.

O GED funciona com softwares e hardwares específicos que permitem a captação, implementa categorização de documentos, tabelas de temporalidade, ações de disposição e controle sob níveis de segurança, fundamental para manutenção de informações e conhecimentos de empresas.  Todos esses documentos são digitalizados em scanners especiais, depois conferidos e gravados.
Há profissionais da informação que acreditam que a informação digital seja um bom aliado, mas há aqueles que ainda pensam que possa ser um grande agente que impeça o usuário de buscar as informações na sua forma original, o que não podemos negar que hoje já é uma ação muito difícil.

Deve-se, portanto levar em consideração que há uma série de vantagens dos documentos digitais aos documentos físicos como redução dos custos de área utilizada, cópias e custos com pessoal, segurança, controle, conservação do documento original, acesso à informação por múltiplos usuários simultaneamente, entre tantos que agregam possibilidades de recuperabilidade de informação. Embora sendo uma ferramenta conhecida a algum tempo, é considerada uma ferramenta nova e em evolução. Portanto, nós como profissionais da informação não devemos ignorar, mas integrar tal ferramenta e aliá-la aos nossos serviços de modo a trazer maiores benefícios tanto para os serviços de informação diminuindo espaço e custo, quanto ao quê nosso usuário busca e precisa recuperar. 




Fonte: Site Amaze Informática http://www.amazeinfo.com.br/#!





Mariana Araujo Gomes – 3º semestre, noturno.
Trabalha na empresa Amaze Informática Ltda, que disponibiliza produtos como implantação de GED/ECM, Serviços de Digitalização, Treinamentos e Consultorias.
                            


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e