sexta-feira, abril 05, 2013

Normatizando com o Parra 1



Olá pessoal, meu nome é Adrian, sou aluno do sétimo semestre matutino e nesta coluna vou falar sobre um assunto que muitas pessoas têm dificuldades: normatização.

Minha ideia é a de apresentar as normas ABNT e como aplicá-las no Microsoft Word 2007 e posterior (e se eu conseguir, nas versões 2003 e anteriores também). Lembrando que a FESPSP possui um manual de TCC que você encontra aqui:


O que significa que, além de obedecer às normas ABNT, também é necessário observar se há alguma discrepância com o manual, pois há algumas divergências entre eles, que serão observadas em seu devido tempo.

Nesse primeiro post, não irei falar da formatação em si, mas sim apresentar as partes dos trabalhos acadêmicos, e logo após, apresentarei uma espécie de cronograma que tentarei seguir.
Segundo a ABNT 14724:2011, um trabalho acadêmico possui duas partes, a externa e a interna, sendo que a interna se divide em elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Como na imagem abaixo:


A partir da figura é possível criar uma ordem lógica do que precisamos. Então faremos o seguinte:
Margeamento, fonte e outras coisas “gráficas”, parte externa e página de rosto (ABNT 12225 e 14724).

Restante das partes pré-textuais (ABNT 6024, 6027, 6028 e 14724).
Elementos textuais (ABNT 10520 e 14724).
Elementos pós-textuais (ABNT 14724 e 6023).

Esses são os tópicos que pretendo seguir. Pensando nisso agora parece pouca coisa, mas se eu perceber que os posts estão ficando muito grandes, irei dividi-los.
Para finalizar, se a sua reação quando viu esse post foi de legal, gostei vou acompanhar a série, deixe um comentário, assim eu me animo em continuar. 

Se a sua reação é “hmmm, conheço tal pessoa que precisa aprender mais sobre isso”. Compartilhe!
Se sua reação é “AdrianPeloAmorDeDeusEuPrecisoAprenderAFazerTalCoisaPraOntem!” deixa um comentário e eu irei tentar abordar o problema.

Se sua reação é “Aff eu não gosto de normalizar e nem quero saber de norma, prefiro que alguém faça para mim”. Entre em contato e a gente pode combinar um preço ;)

Se você saber fazer essas coisas em Word 2003 ou Google Docs, entre em contato (se você é da turma de 2011 ou posterior você pode ganhar horas complementares)!

Adrian Parra é aluno do 7º semestre matutino

4 comentários:

  1. Gostei da idéia :)
    Estou tentando estudar bem as regras pra poder "fazer para os outros" hehe dim dim é sempre bom. Eu acho que estou mais ou menos ainda, mas minha nota com a Vânia não foi tão ruim...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Nana, o Adrian poderá te ajudar nesta série sobre normatização, continue acompanhando o blog da Monitoria!

    ResponderExcluir
  3. Adorei!
    Por mais que sempre andemos com a norminha debaixo do braço, sempre aparece um duvida sacana.
    Bom saber que podemos recorrer ao Adrian!! :)

    Vlw Monitoria!

    ResponderExcluir
  4. É essa a ideia, Beatrix! Obrigada pela sua mensagem, não deixe de acompanhar nosso blog!

    ResponderExcluir