Renata e Prof. Vânia Funaro no programa Monitoria de Disciplina |
Nesta época do ano, as contas das horas de atividades complementares
devem estar bem adiantadas. Se as suas não estão, corra atrás! Além de
voluntário da Monitoria Científica, fazendo este blog e atuando nas redes
sociais, você pode acumular horas dentro de outros dois programas super fáceis
na própria FESPSP, sem deslocamentos nem burocracia.
Você pode escolher: ajudar outros colegas ou ajudar diretamente seu
professor. Ou as duas coisas. Com a “Tutoria Voluntária” e a “Monitoria Voluntária
de Disciplina”, tudo o que você precisa é de um tempo mínimo disponível, a seu
critério, e comprometimento com suas tarefas.
Na “Tutoria Voluntária”, um aluno dá suporte para outros colegas com
dificuldades em várias tarefas relacionadas à rotina acadêmica, desde
organização do tempo até auxílio nos estudos e preparação e pesquisas para os
trabalhos. “Este aluno é a ponte entre quem necessita de ajuda e ouros colegas
que poderiam ajudar, com bom trânsito entre as turmas da manhã e da noite”,
explica a Coordenadora do curso de Biblioteconomia e Ciência de Informação,
Professora Valéria Valls.
Derick é sociólogo formado pela ESP |
No curso de Sociologia, a tutoria voluntária tem tido ótimos
resultados. Derick Casagrande Santiago, sóciólogo espiano formado em 2008,
trabalha atualmente na Comunicação da FESPSP e aprovou o programa, do qual
participou em 2010: “A experiência foi bastante enriquecedora no sentido de ter
promovido a relação entre um ex-aluno, como foi meu caso, e alunos
ingressantes, propiciando ainda a troca de experiências e conhecimentos a
partir dos diálogos e discussões desenvolvidas”, diz Derick, que se
responsabilizou por três colegas, durante um semestre, com foco em suas
necessidades acadêmcias e de agenda. “A partir de conversas preliminares com os
alunos que, inscritos também de forma voluntária, interessaram-se pelo programa
para terem as dúvidas relativas às disciplinas esclarecidas e também para
melhor organizarem seus planos e métodos de estudo, foi definido que os
encontros ocorreriam semanalmente, em dias diferentes, com duração de uma hora,
conforme a disponibilidade de ambas as partes (a do tutor e a dos alunos), além
de mantermos o contato por e-mail”, explica Derick. E destaca o comprometimento
de todos para se ter bons resultados: “Em cada encontro conversávamos acerca
das dúvidas e dificuldades de textos e conteúdos das disciplinas que eram
trazidas pelos próprios alunos, sendo o comprometimento dos dois lados de
extrema importância para o andamento da atividade”, ressalta o sociólogo.
Outra modalidade que também tem vagas abertas é a de Monitor Voluntário
de Disciplina. Neste programa, o aluno dá assistência a um professor durante um
tempo determinado. Para participar, o aluno deve procurar o professor com o
qual gostaria de trabalhar. Na conversa preliminar, são expostas algumas
diretrizes básicas da futura parceria. O aluno, então, deve procurar a
Secretaria e fazer a solicitação, que será validada posteriormente pelo
professor. O teto de horas de trabalho é de 20h/semestre. Ao final deste
período, a professora Valéria Valls requere do professor o total de horas
cumpridas pelo Monitor de Disciplina e faz a validação.
Millian Piche |
Monitoria de Normalização Documentária
Na disciplina de Normalização Documentária, a professora Vânia
Funaro conta este semestre com a aluna Renata Postalli, do quarto semestre
noturno. Renata tem uma identificação com a matéria, gosta das normas da ABNT
por que padronizam os documentos. “Vou ajudar os alunos a entenderem isso de
alguma forma por email ou pelo AVA e vou ajudar a professora na correção de
exercícios”, afirma. Renata Postalli também vai ficar à disposição dos alunos em terças feiras alternadas, das 18h às 19h na sala 52 (quinto andar).
Encontro para as diretrizes do trabalho |
A professora Vânia considera o programa muito valioso para o
professor: ”O tempo que a gente tem em sala de aula, às vezes, não é suficiente
para tirar as dúvidas dos alunos,” aponta. Conversando com a MC na última
quarta, dia 28 de agosto, a professora explicou que, na sua metodologia, a
Monitoria Voluntária de Disciplina se adequa muito bem. “Em um primeiro momento
da aula a gente verifica a norma, vê a definição, por que nem sempre a
definição que a norma dá é muito clara para o aluno. Então, eu vou lendo a
definição e vou “traduzindo”, explicando o que a norma quis dizer. Ao final da
aula, eu sempre peço um exercício relativo àquela norma que a gente viu naquele
dia, com exceção da norma de hoje, que vai ser a 14724, que está dividida em
duas partes. Aula passada pedi um exercício para os alunos montarem um sumário
e a questão da numeração progressiva ficou um pouco aquém, e eles precisariam de
mais exercícios em sala de aula. Montei dois modelos de numeração progressiva e
postei no AVA para eles terem ideia de como utilizar a numeração progressiva
para a construção do sumário. No período noturno não deu tempo de fazer o
exercício em sala de aula, eles começaram e vão me entregar hoje. O pessoal da
manhã, hoje, teve dúvidas sobre como construir o sumário. Eu dei um tema e a
partir desse tema expliquei como é que eles iriam construir o sumário, até a
numeração quinária. Muita gente teve dificuldade, mesmo eu colocando um modelinho
básico no AVA. Então, a Monitoria vem com a questão do próprio reforço, dando
uma força para aquele aluno que em determinado momento não entendeu algo em
sala de aula”. A professora também cita a vantagem de ser um serviço
‘personal’, já que um aluno pode se sentir desconfortável para perguntar ao
professor em sala, e terá mais facilidade para tirar as dúvidas diretamente com
outro aluno.
Está interessado em participar?
Tutoria Voluntária: fale com a Professora Valéria Valls no valls@fespsp.org.br
Monitoria Voluntária de Disciplina: converse diretamente com o
professor
Monitoria Científica FESPSP-FaBCI: fale com a Magali Machado no monitorcientificofabci@fespsp.org.br
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