Pular para o conteúdo principal

Unidades de Informação do Sistema “S”



Bruna e Iraci (acima, no sentido horário.), Juliana e Mariana
Vídeo games, acesso à tecnologias, produção de moda e incentivo à leitura nas indústrias. Estas são algumas das áreas em que trabalham as alunas Bruna Carolina Gomes, Iraci Aparecida dos Santos, Mariana Araújo e Juliana Reisa, do quarto semestre noturno. Juntas, elas compõem uma fração do chamado Sistema S: Senac, Sesc, Senai e Sesi. Conheça um pouco sobre cada uma delas:






Bruna tem que gerenciar o uso dos games no Senac Santo Amaro

Biblioteca do Senac Campus Santo Amaro
BRUNA: Eu trabalho no Senac Campus Santo Amaro faz quatro meses, em uma biblioteca enorme que parece a Biblioteca São Paulo. Eu faço atendimento e a guarda do material. Fiz uma participaçãozinha no processamento técnico dos DVDs. Quanto aos sistemas de classificação, usamos CDD e Cutter e a biblioteca atende ao público externo da comunidade, funcionários e professores. A comunidade pode retirar livros de literatura e usar a internet gratuitamente, mas tem uma taxa para livros técnicos. Temos bastante frequência e de 11h30 às 12h30 temos o pico de atendimento, com o pessoal da graduação saindo da aula e o pessoal dos cursos técnicos e cursos livres entrando. É um misto de biblioteca escolar com universitária. No acervo temos DVDs, vídeo games (Playstation 2 e 3), jogos (xadrez, dama, etc.). Todas as idades querem usar os vídeo games, dá até briga. Usam o tempo todo: saem da aula, e vão jogar, ou no intervalo, e aos sábados. Mas, é só para os alunos. Na equipe tem a Lidiane, o Ariovaldo, a Ângela; o Fábio, que cuida da aquisição, é bibliotecário, a Andreia e a Cris, bibliotecárias, e o Ricardo, bibliotecário do espaço braile. E eu, estagiária de Biblioteconomia, e uma aluna de turismo, que faz estágio em atendimento para o curso de Hotelaria e Turismo.

Iraci tem vasta experiência na Biblioteca do Sesc Carmo
Biblioteca do Sesc Carmo
IRACI: Eu estou no Sesc da Rua do Carmo, que antigamente era o Centro Mário França de Azevedo, que trabalhava muito com coisas folclóricas, exposições, os bonecos de Olinda... Hoje é o Sesc Carmo, uma unidade muito antiga, uma das primeiras. No momento, eu faço o atendimento na Internet Livre, e cuido da parte administrativa: trabalho com dois instrutores que dão oficinas e ajudam os usuários. Eu trabalho no Sesc há 30 anos, então já passei por todas as áreas, inclusive a biblioteca, onde eu passei a maior parte da minha vida no Sesc. E vou me aposentar lá, daqui a pouquinho estou parando. E depois, vou me especializar, vou ver alguma pós. Eu amo Linguística e também sou apaixonada pela parte cultural, pretendo fazer um curso de contação de histórias, acho muito legal, não apenas para o usuário, mas para o professor, e o bibliotecário. Ele tem que ser ativo em todas as áreas. E o Sesc domina muito essa área cultural. Nós fizemos muitos trabalhos com escolas, inclusive escolas carentes.
Mariana está aperfeiçoando seu conhecimento sobre moda no Senai

Modelagem em computador
MARIANA: Eu faço estágio na Biblioteca dos cursos de Técnico de vestuário e Técnico têxtil do Senai Francisco Matarazzo, no Brás. Faço atendimento a alunos e professores. No acervo temos livros, periódicos, vídeos, tecidos e roupas. Tem um tesauro só de termos da indústria têxtil e o que os alunos mais consultam são os moldes de roupas. O sistema de classificação para livros é a CDD, e um sistema diferenciado para os tecidos e outros itens.

Juliana está aprendendo sobre projetos no Sesi
JULIANA: Estou na Biblioteca do Sesi, no edifício sede, na Avenida Paulista, faz duas semanas.
Caixa de Cultura do Sesi
Estou gostando bastante, eles têm muitos 
projetos e eu ajudo um pouco as bibliotecárias em cada um deles. A Caixa de Cultura, por exemplo, é uma iniciativa em que uma caixa de metal com livros de literatura estrangeira e brasileira é levada às indústrias por um agente cultural e fica lá por três meses. A caixa pode ser renovada periodicamente. Quando eu trabalhei na Aché (Laboratório farmacêutico Aché), lembro que recebemos uma Caixa dessas e ao mencionar isso na minha entrevista minhas futuras chefes se interessaram pelo meu perfil. O Sesi também está começando uma faculdade e estou participando também da escolha das obras para o acervo de todos os cursos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv