Pular para o conteúdo principal

Aconteceu na FaBCI: Representantes de sala de 2019

O primeiro semestre do ano já está quase na metade e com ele algumas definições para o ano letivo foram levantadas nas nossas salas de aula. Uma delas é sobre a representação de classe, um assunto importante perante todos os docentes da FaBCI. Tivemos algumas novidades nesse semestre, pois algumas representações de semestre mudaram (o que é uma mudança normal e positiva, pois essa rotatividade de pessoas demonstra um interesse da classe em ver novas possibilidades) e as pessoas que representam os primeiros semestres também já foram escolhidas.

Pedimos para essas pessoas que representam as classes falarem um pouquinho sobre o processo e tivemos alguns retornos, que postamos abaixo. Venha conhecer com a gente algumas representantes de sala da FaBCI:

Fonte: Google Imagens



Aluna: Deborah Lindau, do primeiro ano (Noturno)
Oi, me chamo Deborah! Sou do 1° semestre de Biblioteconomia do período noturno e represento minha turma! 

Eu acredito que o representante de classe deve ser responsável em levar a turma informações pertinentes as disciplinas e instituição; e também defender seus interesses junto a coordenação de curso.
Foto: Arquivo pessoal



Aluna: Rebeca Santana, do primeiro ano (Matutino)
Como um Presidente representa uma nação, o representante de sala representa uma classe. O representante é aquela pessoa que digamos assim, tem que tomar certo de tipo de “passo para frente”, tomar a atitude primeiro para que talvez os outros se soltem e consigam realizar alguma atividade ou tarefa.

Ser representante de algo significa que você vai ter que lidar com pessoas, o que ás vezes não é fácil, mas é uma experiência interessante, pois afinal, se você cursa Biblioteconomia você vai ter que aprender a lidar com as pessoas.

A sala de Biblioteconomia do período da manhã é pequena, um ambiente bastante tranquilo então eu diria que não há muitos conflitos em relação à opinião diversas ou até mesmo à realização de atividades em grupo realizadas dentro da sala de aula.

Assumir um ponto de liderança muitas vezes é difícil. Justamente por que assumir esse posto e tomar esse senso de responsabilidade talvez seja muita pressão e fora de sua zona de conforto e por isso muitas vezes ninguém quer assumir esse posto.

Porém, espero que haja um tipo de compartilhamento e confiança do representante com a
direção escolar, o que não acontecia quando eu era Vice-Presidente do Grêmio da minha outra escola.

Foto: Arquivo pessoal



Aluna: Cristina Santos, do segundo ano (Noturno)
Para  mim foi ótimo ter sido representante de sala juntamente com a minha colega de sala Jade. Entre nós  sempre foi um clima de amizade antiga, debatemos o que tinha pra ser falado com os professores e sempre nos atenderam com carinho .

Foi muito gratificante para mim e neste 3º semestre  tanto eu como Jade somos representantes da sala novamente, kkk.   

Espero que seja isso, não sou muito de falar, sou tímida até pra colocar no papel.

Foto: Arquivo Pessoal


Aluna: Tauane Santos, do terceiro ano (Matutino) é a nova representante que assume o título ocupado por Luiza Aquino em 2017
Ter sido representante da turma de Biblio de 2017 foi gratificante. Levei comigo a paciência que precisamos ter quando queremos muito fazer do nosso jeito, mas temos sempre que saber escutar o outro e então chegar a uma conclusão que abrange a sua e a nossa opinião; Ser representante não é só fazer anotações durante as aulas e compartilhar no grupo com os outros que faltaram; é saber que cada um tem a sua responsabilidade, e que essa responsabilidade diz respeito a você mesmo, e sobre a pessoa que você é. Ser representante é chegar junto com a turma, abrir o jogo com os coordenadores do curso, e dizer o que está errado, é ajudar o outro que tem dificuldade na aula e que em algum momento ficou pensando naquele vídeo de gatinhos do Facebook (como todos nós). Ser representante é mostrar que a turma como um todo precisa pensar em uma maneira conjunta de solucionar os problemas da sala, saber que os mesmos não serão solucionados sem a fala de alguém. Enfim, ter sido representante durante dois anos foi muito bom, apesar de não ter cumprido a promessa que fiz durante o meu discurso de posse, que foi: Suco de uva em todos os bebedores da faculdade. Infelizmente meus Consagrados isso não foi possível 😁. Desejo à Tau (nova representante) toda sorte do universo, é isso aí !

Foto: Arquivo pessoal de Luiza Aquino


Eu sou a Tauane e continuarei o trabalho da Luisa no Matutino. Espero ser tão boa quanto ela. A sala é tranquila, nos damos muito bem e eu darei o meu melhor para que continue assim! Sou bem comunicativa e sempre aberta a diálogos,então qualquer problema ou sugestão pode vir falar comigo :) 

Foto: Arquivo pessoal de Tauane Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação