Pular para o conteúdo principal

Coluna: Biblios pelo Mundo - Biblioteca Pública de Toronto - Com Daniela Correia

Temos a honra de ter uma participação para lá de especial na nossa MC: Nossa querida ex-monitora, Daniela Correia, nos escreveu um especial sobre Biblios pelo Mundo com a colaboração de sua amiga Maryana e está maravilhoso! Além disso, nossa outra querida ex-monitora Marina Chagas também colaborou na tradução da entrevista. Vem aqui conferir com a gente! 

Foto: Divulgação Toronto Reference Library




Olá galera da MC, que saudades!!


Esse ano com o final das disciplinas do mestrado (Ufaaa, rsrsrs), pretendo participar bem mais e tenho o prazer de anunciar uma série que há tempos estava sonhando realizar: a “Biblios pelo Mundo”. A ideia é apresentar Bibliotecas de diversos estados do Brasil e de outros países com um olhar turístico/bibliotecário.
Foto: Arquivo pessoal


Resolvi pedir para amigos/familiares que estivessem em outras localidades, que visitassem uma biblioteca pública, e munidos de uma lista de perguntas que formulei (com muitas curiosidades que nós bibliotecários gostaríamos de saber), requisitassem que algum bibliotecário dessa instituição visitada respondesse, além, é claro, de registrar tudo com muuuuuuuitas fotos e vídeos.


E para a minha alegria, minha amiga/irmã Maryana Cavalcanti, passou 3 meses em um intercâmbio em Toronto-Canadá e conseguiu uma mega-blaster-hiper maravilhosa entrevista na Biblioteca Referência de Toronto com a querida e super generosa bibliotecária Angjelin Hila, além de muitas fotos para que possamos nos apaixonar pela linda biblioteca que ela teve o prazer de frequentar em sua estadia.

Foto: Divulgação Toronto Reference Library


A seguir, temos um pequeno relato da Mary sobre a experiência de frequentar uma Biblioteca dessa magnitude e como foi realizar essa entrevista a pedido da amiga aqui que vos escreve, e aproveito para agradecer imensamente de coração. Pra variar você foi maravilhosa. Nesse ensejo agradeço também à toda equipe da Toronto Reference Library que trataram a Mary com toda atenção e simpatia, em especial à bibliotecária Angjelin Hila, que respondeu à nossa entrevista de forma magistral superando todas as nossas expectativas.


Sem mais delongas, fiquem agora com essa pequena imersão na maravilhosa Toronto Reference Library.




Relato da Maryana Cavalcanti
Biblioteca Pública de Toronto aos olhos de uma leiga

Foto: Arquivo pessoal
Nos últimos três meses, vivi na cidade de Toronto, Canadá para estudar inglês. Toronto é uma cidade incrível, moderna, acolhedora, cheia de oportunidades. E possui bibliotecas públicas espalhadas e com fácil acesso. Foi nesse lugar especial, que conheci a maior e mais linda biblioteca que vi na minha vida. A Biblioteca Pública de Toronto (Toronto Reference Library) que ficava perto da minha escola de inglês. Quando entrei pela primeira vez, fiquei encantada com a estrutura arquitetônica grandiosa. E com a estrutura moderna para receber leitores das mais diversas nacionalidades.
Todos os dias centenas de pessoas vão até a biblioteca para fazer pesquisas, estudar, ouvir música, fazer aulas particulares nas salas de vidro disponíveis, pegar instrumentos musicais emprestados, ou simplesmente como eu fiz algumas vezes, admirar aquela imensidão de prateleiras cheias de livros e a linda vista das janelas.
A biblioteca tem um time de funcionários que são totalmente dispostos a ajudar e esclarecer qualquer tipo de dúvida. Para a entrevista, tive a ajuda de três departamentos da biblioteca e todos foram extremamente profissionais e acessíveis.
Acho que todo amante de leitura precisa conhecer essa biblioteca. É deslumbrante.




Entrevista com a Bibliotecária Angjelin Hila (Toronto Reference Library)
Tradução de Marina Chagas

Foto: Divulgação Toronto Reference Library



Oi Maryana,
Obrigada pelo seu interesse na Biblioteca Pública de Toronto (Toronto Public Library - TPL) e por suas perguntas. Sou uma bibliotecária de Referência da Biblioteca Pública de Toronto e vou fazer meu melhor para responder às perguntas de sua amiga. Antes de responder às perguntas, devo começar dizendo que o sistema da Biblioteca Pública de Toronto tem 100 filiais espalhadas pela cidade de Toronto, e a maioria de suas perguntas pertencem ao sistema como um todo, e não a uma unidade específica. Algumas das questões presumem um local específico, e eu responderei me baseando na Biblioteca de Referência de Toronto, que é uma das duas ramificações da referência no sistema.


Estrutura - Quantos andares tem a biblioteca e o que funciona em cada um deles?
A filial de referência de Toronto tem 5 andares e um porão.
O porão abriga a sala de periódicos e nossa coleção de periódicos.
O 1º andar abriga um acervo circulante, um centro de tecnologia adaptável para pessoas com deficiências, balcão de informações para recém-chegados, um Hub (Centro) de Inovação Digital com acesso gratuito a tecnologias digitais como softwares e hardwares de design, centros de aprendizado para aulas de informática, e a Galeria de Arte TD. Nenhuma coleção de referência está alojada no primeiro andar.

Foto: Divulgação Toronto Reference Library
O 2º andar comporta a coleção de Ciências Humanas e Sociais, incluindo leis e legislações, mapas, gazetas, atlas, cartografia, genealogia e história local, biblioteca de assuntos urbanos, índice de biografia e arquivos de história local.
No terceiro andar há a coleção de negócios, ciência e tecnologia, a sala dos escritores, o Teatro Hinton e nossos serviços de Answerline (linha telefônica para resposta de perguntas); Intellisearch (serviço de pesquisa especializado).
O 4º andar abriga a coleção de Idiomas e Literatura em 80 idiomas, incluindo idiomas indígenas nos continentes americanos.
O piso 5 abriga a coleção de artes, teatro, cinema, dança, música, arquitetura, pintura, escultura, desenho, design, tipografia etc., a coleção especial Arthur Conan Doyle dedicada à sua vida e obra que inclui edições, traduções, adaptações, memorabilia de Sherlock Holmes, e a Coleção Marilyn e Charles Baillie de livros e periódicos raros, manuscritos, efemérides impressos, jornais originais, mapas e Imagens históricas canadenses.
Todos os andares têm espaços de estudo com mesas e cadeiras, bem como computadores para uso público.


Coleção - Quais itens ela inclui?
Responderei amplamente a esta pergunta incluindo todo o Sistema de Bibliotecas Públicas de Toronto. A coleção TPL, em domínios físicos e eletrônicos, abrange vários formatos e idiomas. Os formatos incluem livros, audiolivros, DVDs/vídeos, CDs/músicas e periódicos. Esses formatos incluem itens físicos alojados em unidades ou itens eletrônicos acessíveis por meio de nossos vários de bancos de dados. Embora a maioria dos materiais esteja em inglês, todas as unidades têm pelo menos uma coleção em francês e, por vezes, em outros idiomas, dependendo da demografia da vizinhança em que ela está localizada. Por exemplo, em um bairro em que o espanhol ou o chinês formam uma grande demografia como primeiro ou segundo idioma, o acervo normalmente terá uma coleção proporcional ao grupo demográfico desse idioma. Você pode descobrir mais sobre materiais em outros idiomas aqui. A política de seleção de coleção/materiais da TPL pode ser encontrada aqui. Ela se aplica a formatos físicos e eletrônicos. A coleção eletrônica consiste em contratos de licença com bancos de dados de terceiros, que atendem às nossas necessidades e exigências de coleta. Materiais eletrônicos em outros idiomas não são tão extensos, mas estão disponíveis em um número limitado de línguas. Você pode descobrir mais sobre nossas coleções eletrônicas aqui. Estes incluem eBooks, eAudiobooks, eRevistas e ePeriodicos, Video e Música. Um domínio separado de nossa coleção eletrônica consiste em bancos de dados de eLearning, que dão acesso a ebooks, tutoriais e cursos incorporados a navegadores. Descubra sobre aqueles aqui.


Foto: Divulgação Toronto Reference Library




Qual é o número estimado de itens na coleção?
A estimativa total do acervo físico é: 9.397.884. Infelizmente, não tenho acesso às estimativas totais da coleção eletrônica.


Quem é que visita, usa a biblioteca e com que frequência?
Faça o download do arquivo .csv localizado aqui para as estatísticas de circulação do acervo físico, bem como as estatísticas de circulação das obras pela divisão: crianças, adolescentes e adultos. Os arquivos são intitulados Circulação e Card Registration (para os que possuem a credencial). Você encontrará registros aproximados de quantos usuários cadastrados nós temos que possuem a credencial.
Por exemplo, o total de circulação de coleção física para a TPL em 2017 foi: 30.098.890.
De acordo com o feed de dados, o total de usuários registrados para 2017 e 2016 foi, respectivamente: 334.902 e 958.673.


Quais são os principais serviços que a biblioteca oferece?
Muitos para que se possa enumerar aqui, mas a variedade de serviços além das coleções inclui: Programas, aulas e serviços além de espaços de estudo, salas de estudo privadas, serviços de acessibilidade, fotocópia, impressão e digitalização, acesso sem fio à Internet, acesso a computadores, empréstimos para laptops, aluguel de kit arduino, aluguel de sala de reunião, sala de escrita, sala de piano, locação de sala de reunião, impressora autopublicação, espaços de criação, parcerias com organizações locais e comunitárias, material de áudio, espaço de exposição de arte, bookmobiles, estúdio de fabricação, etc.
Você pode encontrar uma lista de nossos serviços aqui, embora ela não seja completa.

Foto: Divulgação Toronto Reference Library
Existem serviços considerados inovadores ou diferentes?
Um dos nossos quatro valores centrais na Biblioteca Pública de Toronto é a inovação: incentivar a criatividade, a experimentação e a geração de ideias. O plano estratégico de 2016-2019 delineia "avançar nossas plataformas digitais" e "expandir o acesso à tecnologia e treinamento" como duas de nossas seis prioridades estratégicas. Em consonância com estes, a TPL tomou várias iniciativas que visam avançar e levá-las a concretizar as nossas prioridades. A biblioteca criou e expandiu 8 Centros de Inovação Digital em todo o sistema. Os Centros de Inovação Digital são espaços criadores onde usuários de todas as idades são bem-vindos para conversar com a equipe da biblioteca de conhecimento, explorar equipamentos disponíveis para eles e se inscrever para programas e aulas. Os hubs possuem uma ampla variedade de equipamentos de última geração, incluindo impressoras 3D, kits Arduino, tablets gráficos Wacom Intuos, iMacs e macbooks, scanners Epson de grande formato, alto-falantes de estúdio, kit de iluminação de estúdio, estúdio de fabricação e muito mais. Todos os equipamentos estão disponíveis gratuitamente para todos os usuários da biblioteca com a inscrição válida, mas somente equipamentos selecionados podem ser emprestados.

A fim de abordar mais amplamente a alfabetização digital, a equipe de educação de usuários da TPL diminuiu a lacuna de alfabetização digital desenvolvendo aulas/tutoriais introdutórios em uma variedade de softwares e habilidades digitais. Os tópicos incluem noções básicas de computação, bancos de dados e econtent, tutoriais do Microsoft Office, codificação, redes sociais, web design, Adobe Photoshop e Illustrador, e-mail e privacidade digital. A cada mês, a equipe da biblioteca fornece centenas de tutoriais de educação de usuários em nossos 28 espaços de centro de aprendizado e em outras partes do sistema.
De acordo com o nosso compromisso com a eficiência e o excelente serviço público, em 2015, a TPL implementou o sistema de tecnologia de informação de autoatendimento, incluindo estações de autodevolução e estações de devolução automatizadas, com classificadores mecânicos. A TPL usa tags RFID para agilizar a circulação de materiais.


A biblioteca tem eventos culturais? Quais?
A TPL oferece uma ampla variedade de programas gratuitos para pessoas de todas as idades e origens, cobrindo uma variedade de tópicos.
Exemplos de programas incluem:
Palestras e bate-papos com o autor, clubes do livro e grupos de escritores
Programas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM)
Programas de finanças comerciais, legais e pessoais
Clínicas fiscais de renda
Ajuda de carreira e procura de emprego
Treinamento em informática e biblioteca
Cultura, artes e entretenimento
Programas de ESL (Inglês como segunda língua) e recém-chegados
Saúde e bem-estar, como programas de meditação e redução do estresse
História e genealogia
Hobbies, artesanato e jogos
Grupos de Apoio à Juventude


Você pode encontrar uma lista de todos os próximos programas de todas as categorias aqui. Você pode encontrar uma lista de todos os próximos programas de artes e cultura aqui. E finalmente nossa exibição de arte aqui.


Que tipo de classificação a biblioteca segue, por exemplo, CDD, CDU?
O CDD é o nosso padrão em todo o sistema.

Foto: Divulgação Toronto Reference Library


Quais instrumentos de catalogação são usados, por exemplo, AACR2, RDA, FRBR?
O site online OPAC (Catálogo de Acesso Público Online) usa o RDA, enquanto o catálogo interno é gerenciado por um software de sistema de biblioteca integrado chamado Symphony Workflows desenvolvido pela empresa americana Sirsi Dynix. O catálogo usa registros MARC obtidos do OCLC (Online Computer Library Center), que é uma cooperativa global de bibliotecas baseada em Ohio, EUA, e modifica esses registros se eles não estiverem em conformidade com os requisitos do TPL, ou seja, preencher os campos relevantes.


Que tipo de software é usado na biblioteca?
A TPL usa uma variedade de softwares para diferentes propósitos. Para o sistema integrado de bibliotecas, como eu disse acima, o software é Symphony Workflows da Sirsi Dynix. Para nosso sistema de autoatendimento, a biblioteca usa o CircIT da TechLogic como a interface de software que conecta as entradas de tags RFID ao nosso banco de dados, que está hospedado em servidores TPL. Nosso banco de dados usa o software da Oracle. O software final do usuário, não relacionado às operações, inclui o Adobe Suite, o Microsoft Office e uma variedade de softwares de design digital nos Digital Innovation Hubs.

Foto: Divulgação Toronto Reference Library


Como é a organização das coleções especiais?
Coleções especiais na TPL estão alojadas entre duas unidades: a filial de Lillian H. Smith e a filial da Biblioteca de Referência de Toronto. Você pode explorar as coleções especiais da TPL aqui. Você pode navegar pelo nosso arquivo digital aqui.

Coleções especiais:
Coleção Baldwin da coleção Canadiana, Arthur Conan Doyle e Sherlock Holmes. A coleção Merrill para ficção científica, especulação e fantasia; coleção de artes performáticas de música rara, figurinos e muito mais. Cartões de fotos, revistas e arquivos de interesse para historiadores e artistas
Em todas as coleções especiais, os livros são organizados pela CDD, enquanto as fotos, outros impressos, manuscritos, mapas e obras de arte ainda são organizadas por fichas catalográficas. O departamento de digitalização e preservação está no processo de digitalização da maior parte da coleção especial, acessível através do link fornecido acima.


Como os usuários podem fazer suas pesquisas?
Nosso site, torontopubliclibrary.ca, fornece um excelente ponto de partida para todos os nossos serviços. A barra de pesquisa e as ferramentas de pesquisa avançada permitem que os usuários naveguem em nosso catálogo com pesquisas de palavras-chave simples ou buscas booleanas mais complexas. Searchability abrange uma variedade de objetos de informação e se estende a programas e classes, serviços, conteúdo eletrônico, bancos de dados e páginas especiais e portais online. Além disso, os usuários podem refinar suas pesquisas pelos critérios de refinamento localizados à esquerda dos resultados da pesquisa, por coleta, formato, publicação, idioma, nível de idade, ramo, assunto e tipo.
Os usuários podem entrar em qualquer uma de nossas filiais e interagir com a equipe da linha de frente para suprir qualquer necessidade que a biblioteca possa suprir. Eles estarão felizes em atender a todas as necessidades do público relacionadas aos serviços da biblioteca, incluindo a pesquisa por tópico, assunto e/ou itens específicos. Os usuários podem marcar consultas individuais com bibliotecários para realizar pesquisas e obter outros conhecimentos sobre uma série de necessidades. Além disso, os usuários podem entrar em contato conosco por telefone, por meio do nosso serviço de linha de atendimento centralizado, que terá como objetivo atender diretamente às suas necessidades ou a agências individuais diretamente. A página de Práticas e Padrões de Feedback do Cliente do nosso site fornece outros pontos de contato para problemas que estão fora do escopo das unidades, como problemas de cobrança e serviço.

Foto: Divulgação Toronto Reference Library


Em nossos dois ramos de referência, os usuários podem solicitar pesquisas especializadas de bibliotecários. Além disso, nosso serviço Intellisearch fornece uma pesquisa customizada baseada em taxas usando banco de dados e fontes de informações que estão fora do escopo de nossas fontes publicamente disponíveis.


Quantos bibliotecários trabalham na biblioteca?
Não tenho certeza e não tenho acesso a essas informações diretamente. Mas minha estimativa seria várias centenas, digamos ~300.


Por favor, envie uma mensagem para bibliotecários brasileiros.
Para todos os bibliotecários brasileiros, eu digo: mantenham um bom trabalho, tragam sua inspiração pessoal para o que faz e você fará de bibliotecas lugares fantásticos. As bibliotecas estão mudando como ambientes, e grande parte dessa mudança pode ser muito positiva, já que as bibliotecas não são apenas locais para livros, mas espaços culturais, de santuários para estudos silenciosos, para locais para exploração e aprendizado inovadores e, acima de tudo, locais para comunidade. Desejo a todos os bibliotecários brasileiros o melhor em suas futuras carreiras e espero que os bibliotecários em todos os lugares possam sempre encontrar inspiração intercultural, como no Brasil e no Canadá. Eu adoraria saber mais sobre bibliotecas brasileiras e aprender coisas que poderíamos melhorar aqui.
Por favor, me avise se eu respondi todas as suas perguntas de forma adequada. Tudo de bom para você, seus amigos e estudos, e espero que você tenha uma ótima experiência no Canadá!

Foto: Divulgação Toronto Reference Library
Atenciosamente,
Angjelin Hila
Librarian | Toronto Reference Library
789 Yonge Street| (416) 395-7245

Foto: Divulgação Toronto Reference Library

 
Foto: Divulgação Toronto Reference Library


 
Foto: Divulgação Toronto Reference Library


 
Foto: Divulgação Toronto Reference Library

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e