Pular para o conteúdo principal

Relatos: Debates com profissionais da Informatização de Serviços da Informação

No mês de abril, durante as aulas de Informatização de Serviços da Informação, o professor Wanderson Scapechi trouxe algumas profissionais relacionadas à disciplina para explanarem sobre temas diversos da área. Na parte da manhã tivemos a visita da Flávia Bastos que falou sobre a informatização da rede de bibliotecas da UNESP. À noite foi a vez da Cátia Murata falar um pouquinho sobre ambientes digitais.

Trouxemos alguns relatos dessas visitas, confira aqui abaixo.

Relato do professor Wanderson Scapechi
O relato da bibliotecária Flávia Bastos foi de grande importância para todos os presentes por ter possibilitado entender de forma mais detalhada como se deu o processo de informatização da Rede de Bibliotecas da UNESP, numa perspectiva de passado, presente e futuro. Em relação aos alunos, acredito que eles puderam entender na prática qual o papel do bibliotecário gerindo diferentes ações para a informatização dos serviços de informação em uma grande universidade pública, que busca obter qualidade na coleta, tratamento, armazenamento e disponibilização de informações para a sua comunidade, seguindo as tendências mais atuais quanto ao uso de ferramentas de tecnologia de informação e comunicação. Só tenho que agradecê-la por ter aceitado o meu convite.

Foto: Arquivo pessoal de Wanderson, com alunas do matutino


Relato da aluna Samanta Patricia da Silva (sexto semestre noturno)
Na segunda-feira, 08 de Abril, durante a Aula de Informatização de Serviços de Informação - ministrada pelo Professor Wanderson Scapechi -, recebemos a visita da Cátia Martins Jorge Murata falando sobre Ambientes Digitais, as oportunidades e desafios aos profissionais da informação.
Durante sua palestra, além de nos apresentar conceitos e suas aplicações, ela trouxe diversos exemplos práticos, muitas vezes se baseando em sua carreira profissional. Cátia foi gestora em diversos projetos de informatização dentro de um escritório de advocacia.

Foto: Arquivo pessoal de Wanderson, com alunos do noturno
É importante notar o quanto o profissional tem capacitação para desenvolver trabalhos e projetos em diversas áreas, e como nossos conhecimentos básicos da biblioteconomia são aplicáveis frequentemente. Porém, é importante que o profissional procure maiores conhecimentos, e que muitas vezes podem ser adquiridos na própria organização - com outros profissionais e até mesmo fornecedores.

Para exemplificar os conhecimentos básicos, foi citada a necessidade de elaborar o projeto pensando no usuário/cliente e qual sua necessidade de apropriação informacional. É necessário analisar a organização em que a Unidade de Informação está inserida e qual é o público atendido. Essa análise deve ser considerada independentemente da organização, pois a premissa da biblioteconomia é a recuperação da informação e cada público possui suas peculiaridades.

A busca de conhecimentos deve ser considerada em qualquer ambiente de trabalho, porém quando se fala de projetos de informatização, é importante conhecer e buscar termos na Tecnologia da Informação. Esse conhecimento auxilia não apenas na comunicação entre as equipes, como também no momento de estruturação e organização do projeto. A descrição do desenvolvimento - ou popularmente tratado como o desenho do projeto - deve ser elaborada de forma que todos possam entender, e por esse motivo é necessário realizar uma descrição detalhada e principalmente se aproximar o máximo do vocabulário utilizado pelo público que utilizará esse documento.
A palestra trouxe mais uma das áreas que o profissional da informação pode atuar, sempre em conjunto com profissionais multidisciplinares. Muitas pessoas limitam o trabalho do profissional ao espaço da Biblioteca, e é importante notar quantas possibilidades de atuação existem. E, além disso, é importante nos inserimos nessa diversidade, mostrando o valor do profissional bibliotecário e da biblioteconomia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação