Pular para o conteúdo principal

Trabalhos Temáticos que foram destaques no segundo semestre de 2018

Trabalhos Temáticos - Destaques do 2º Semestre de 2018.

Foram publicados no site da FESPSP os Trabalhos Temáticos Destaques do 2º Semestre de 2018.

Nesse semestre, os trabalhos temáticos foram baseados na obra: "Acre" de Lucrécia Zappi

Pelos critérios estabelecidos pelos docentes da FaBCI, alguns trabalhos mereceram destaque e receberam a nota máxima. E bônus do semestre: foram as mesmas pessoas que já haviam recebido pontuação máxima no trabalho temático anterior!!! Parabéns a todas as pessoas pela dedicação e empenho. 

Para quem não é da FaBCI, recomendamos que acesse esse link para ver uma matéria especial de 2016 sobre o que é o trabalho temático.



Lucrecia Zappi (Foto: Javier Oliaga)

Seguem os Trabalhos Temáticos escolhidos como destaques e para ter acesso a eles, basta clicar no nome:




Autor: Francisco Baraglia



Autora: Jade Sales Nascimento



Autora: Meire Cristina Gomes



Autor: Marcelo de Souza Lobo



Aqui vamos contar como foi um pouquinho do processo da escrita de algumas pessoas contempladas: 



Relato da autora Jade Sales

Saber que o meu trabalho temático foi escolhido novamente foi uma surpresa.  Não esperava uma nota tão boa, pois a obra escolhida para esse 2ª temático não me agradou muito – uma pena, já que a obra do primeiro temático foi ótima. Por sorte, consegui abordar o tema ciúme, que está muito presente na obra, dentro de uma área do conhecimento que me interessa muito, que é a psicologia. O trabalho temático me trouxe novamente a experiência de fazer pesquisa, citações, referências e saber organizar meu tempo, o que vai me ajudar muito nos próximos trabalhos.  




Relato do autor Francisco Baraglia

Quando, semestre passado, eu terminei de ler o livro Acre, de Lucrécia Zappi, eu francamente não sabia se tinha gostado ou não do que tinha lido. Certamente não tinha sido uma leitura agradável, mas eu não costumo dizer que um livro é bom ou mau só porque não é do meu gosto. Às vezes a gente não gosta de algo porque aquilo nos faz ver alguma coisa de nós mesmos  que não gostamos. É um livro, como digo no meu trabalho, muito próximo, muito contemporâneo e acho que eu o compreendi enquanto escrevia sobre ele, na verdade, enquanto escrevia eu pensava e destrinchava aquela estória e compreendia o porquê das coisas. Acho que foi um processo interessante, mais, talvez, que ler o livro pela primeira vez.

Relato da autora Meire Gomes

O trabalho temático do segundo semestre apresentava uma vantagem e uma desvantagem. Por ser o segundo temático a ser feito, amansava, pela experiência adquirida, o incessante embate com a escrita. Mas havia a desvantagem do livro em si, com o qual não estabeleci um elã. Diante disso, resolvi usar o incômodo que o romance me produziu para, apropriando-me teoricamente de um filósofo e crítico da sociedade contemporânea (Byung-Chul Han), ler o livro sob a ótica da presente falta de alteridade. Sendo assim, escrever acabou por se tornar uma catarse, tanto do texto (de Lucrécia Zappi) quanto do contexto (sociopolítico e cultural) atual.

A MC agradece imensamente aos autores que tão generosamente compartilharam suas experiências conosco e parabeniza a todas as pessoas destacadas pelo excelente trabalho.

Agradecemos também aos professores e todos os envolvidos com o Trabalho Temático (docentes e discentes em geral), nosso total reconhecimento e agradecimento por desenvolver este projeto desde 2009, que é tão importante e edificante dentro de nossa comunidade. E nesse ano tem mais, fiquem de olho!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mund...

MC 2017: parte 2 – Estamos de Volta!

E foi dada a largada para mais um semestre, e com ele a MC retorna à suas atividades com o intuito de continuar cobrindo todos os eventos internos e externos da nossa área, divulgar a produção científica e cotidiano da comunidade FaBCI bem como apresentar seus componentes: docentes, discentes, egressos e demais colaboradores da FESPSP. Sejam todos bem-vindos e que seja um semestre de muitas conquistas. Como sempre fazemos, segue novamente o convite para que você que ainda não participou da Monitoria Científica, venha colaborar nos escrevendo ou gravando um vídeo para a coluna/série que se identificar, ou mesmo compartilhando algum talento, relato de evento ou opinião sobre temas relacionados com nossa área. Aos que já participaram, as portas continuam sempre abertas. Além de ter sua contribuição marcada na história da MC, ainda pode contabilizar horas complementares. Para participar, é só entrar em contato através do email monitorcientificofabci@gmail.com Fi...

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação ...