Pular para o conteúdo principal

Reflexão sobre o Artigo 6º do Novo Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário - Por: Rafael Santana B. de Oliveira

No ano passado foi feita uma atualização sobre o novo Código de Ética dos bibliotecários, de acordo com a resolução nº 207/2018, publicada pelo Conselho Federal de Biblioteconomia - CFB. A nova norma foi publicada no Diário Oficial da União no dia 09 de novembro de 2018, seção 1, págs.155 e 156. 

O aluno Rafael Santana B. de Oliveira estuda no terceiro semestre no período matutino e fez uma colaboração para o blog com algumas considerações acerca do artigo 6º deste código. Vamos conferir?

Fonte: Google Imagens

Reflexão sobre o Artigo 6º do Novo Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário, por Rafael Santana B. de Oliveira


Após passar por uma estruturação legal na década de 1960, a Biblioteconomia precisava desenvolver regulamentos que pudessem estabelecer instruções e definir as atribuições e benefícios aos profissionais.
Por este motivo, foi elaborado em 1963 numa reunião do CBBD o Código Profissional dos Bibliotecários no Brasil, sendo reformulado e aprovado em 20 de outubro de 2001 pelo CFB – Conselho Federal de Biblioteconomia. Recentemente recebeu uma nova resolução (em 07 de novembro), sofreu atualizações e finalmente foi publicado em 09 de novembro de 2018 no Diário Oficial da União.
Ele é composto por 17 artigos, divididos em duas seções, cada uma contendo quatro capítulos que apresentam: a ética e os objetivos, natureza, fundamentos e objeto de trabalho, deveres e obrigações (para com colegas, público e com a categoria), direitos, proibições, infrações e penalidades, aplicação de sanções e disposições gerais.
Com relação ao artigo sexto – parágrafo terceiro – é determinada a importância e a responsabilidade do bibliotecário para com os usuários das bibliotecas.
Em sua relação com os clientes, o profissional deve ser atencioso, procurando auxiliar com dedicação e utilizar as diversas ferramentas disponíveis no local para atendê-los em suas necessidades informacionais. Podemos exemplificar isso, quando estamos transitando em uma rua e alguma pessoa nos aborda, pedindo informações para localizar seu trajeto. Será deselegante de nossa parte, tanto ignorá-la, bem como será uma grosseria nos recusarmos a indicar o caminho correto para ela.
Da mesma forma, é imprescindível que o profissional seja diligente, demonstre interesse e esteja sempre disposto para responder com boa vontade aos que solicitarem seu suporte.
É dever do bibliotecário recepcionar o público com consideração e gentileza, não agindo de forma discriminatória e nem desprezar qualquer indivíduo que se encontre no seu ambiente de trabalho.
É extremamente desagradável quando o profissional, por acenos, olhares ou outro tipo de atitude, estabelece prejulgamentos entre pessoas ou faz distinções entre determinados grupos sociais.
Seu procedimento deve ser civilizado e não intolerante ou imparcial, pois todos devem ser tratados com respeito e igualdade; consoante ao que afirma a máxima cristã: “Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles”. (Lucas 6:31)
A incumbência do bibliotecário também envolve dar assistência aos usuários em suas pesquisas e promover orientações sobre as normas utilizadas na formatação de trabalhos acadêmicos.
Para tanto, caso alguém necessite de colaboração para essas demandas, o profissional deverá estar devidamente capacitado para ajudá-los e ser criterioso para indicar os materiais adequados para este propósito.
Assim sendo, este artigo reforça que a conduta do bibliotecário sempre deve estar pautada na solicitude e na satisfação no atendimento à coletividade, visto que a própria sobrevivência das bibliotecas e demais serviços de informação, dependem da circulação e aproveitamento de seus clientes, construindo um espaço acolhedor, além de contribuir no cumprimento de sua missão em servir bem àqueles que buscam o conhecimento.
-->Obs.: As opiniões expressas neste relato não representam necessariamente opiniões da Monitoria Científica ou da Fespsp, são opiniões do autor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação