Pular para o conteúdo principal

Carnaval? Só se for com Manoel Bandeira

E lá vem o ano esquentando os tamborins: hoje à noite vai começar mais uma temporada de espetacularização do carnaval, cantando com seus patrocinadores-colonizadores nossa cultura, memória, história, calando o samba de raiz, a emoção legítima do povo, sua espontaneidade e seu valor mais puro.

Como profissionais da informação, podemos aguçar nosso olhar e tentar perceber nossa festa mais conhecida sob outras perspectivas. Selecionamos aqui algumas alternativas para você aproveitar o feriado:


                                                            Bloco das Emílias e Viscondes 

 
Dance e pule Monteiro Lobato com o Bloco das Emílias e Viscondes

 Aqui do ladinho da FESPSP podemos curtir o carnaval de rua que celebra a literatura infantil com velhas marchinhas que não ouvimos na televisão. Este ano o tradicional bloco da Vila Buarque homenageia o Visconde de Sabugosa. Junte-se a essa turma que não está nos gibis, mas está no nosso carnaval, veja os horários aqui.


Ouça Gilberto Gil

Gilberto Gil, artista mútliplo, tem várias de suas facetas expostas e comentadas no Itaú Cultural na exposição GIL 70, que comemora dois números: 70 e 50, tantos anos de vida do cantor baiano que abraçam meio século de uma brilhante carreira. A aluna Andrea Andira (3º semestre noturno) foi lá conferir e recomenda: "Adorei a exposição Gil 70 por causa da interatividade. Foi ótimo poder ouvir os depoimentos e as músicas de Gil, e com direito à ficha técnica completa e a história de como a música surgiu. Além disso, tem as obras de arte que artistas produziram em homenagem ao músico. Muito bom!", diz Andrea. "Gil70" vai até o dia 17 de fevereiro, ainda dá tempo conferir! Veja mais informações aqui.

 
Assista a Geraldo Filme no programa Ensaio

Um dos baluartes da velha guarda do samba paulistano, Geraldo Filme, polêmico, contou no programa Ensaio (TV Cultura) em 1982 episódios muito ricos da história de São Paulo e a lorota que teve que aplicar nos Arquivos da Cúria Metropolitana de São Paulo para fazer uma pesquisa sobre enredo. Assista a Geraldo Filme aqui.
  


Leia Manoel Bandeira

Carnaval (1919) é o segundo livro de poemas de Manoel Bandeira, e se você não conhece, empreste o livro na bilbioteca da FESPSP para o feriado. Aqui vai um aperitivo inspirador da mestria dos versos livres de um de nossos maiores poetas modernistas:

Bacanal

Quero beber! cantar asneiras
No esto brutal das bebedeiras
Que tudo emborca e faz em caco...
  Evoé Baco!

Lá se me parte a alma levada
No torvelim da mascarada,
A gargalhar em doudo assomo...
   Evoé Momo!

Lacem-na toda, muticores,
As serpentinas dos amores,
Cobras de lívidos venenos...
  Evoé Vênus!

Se perguntarem: Que mais queres,
Além de versos e mulheres?...
-Vinhos!...o vinho que é o meu fraco!...
   Evoé Baco!

O alfange rútilo da lua,
Por degolar a nuca nua
Que me alucina e que eu não domo!...
   Evoé Momo!


A Lira etérea, a grande Lira!...
Por que eu extático desfira
Em seu louvor versos obscenos,
Evoé Vênus!

Bom carnaval a todos!

Texto: Magali Machado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e