Pular para o conteúdo principal

O trabalho de indexação de imagens



  
O trabalho com indexação de imagens é uma das possibilidades de atuação do profissional da informação. Além de ter alto poder de síntese, como é necessário para a indexação em geral, é essencial ter um olhar treinado para uma leitura visual que permita a posterior recuperação da imagem. 
    É um trabalho agradável e produtivo num ambiente muito alegre. E o aprendizado está valendo a pena, já que eu nunca havia trabalhado com organização de informação em formato digital."

Para que um sistema de pesquisa, busca e recuperação de imagens fotográficas seja considerado eficiente, a sua política de indexação deve ser consistente. 
Para que isso aconteça, as imagens que retornaram da pesquisa devem conter todas as informações necessárias em uma só expressão, sem informações fragmentadas. Além disso, são importantes os quesitos precisão (a capacidade de se evitar a recuperação de itens inúteis), que deve ser alta e rapidez.



A aluna do 3º semestre noturno, Andrea Andira Leite, que trabalha com indexação de imagens na Editora Abril, conversou com a Monitoria sobre sua experiência na área:
Andrea em seu posto de trabalho na Editora Abril

"Eu trabalho no site Casa.com.br da Editora Abril. Há pouco mais de três meses, realizei uma entrevista lá, via anúncio pela FESP. Era uma proposta para estágio. Porém, após conversarmos, o contrato passou a ser de prestação de serviços, o famoso "freela". Acredito que o fato de trabalhar já há alguns anos com catalogação de documentos levou à esta mudança nos planos.
O site publica matérias das revistas Casa Claudia, Arquitetura & Construção, Minha Casa, Casa Claudia Luxo e Bons Fluidos, além de matérias próprias, e tem como temas principais arquitetura, decoração, design, arte, culinária e bem-estar.
    Em meio a editores, jornalistas, designers e programadores, minha função é descrever e catalogar as fotos do banco de imagens do site.
    O objetivo é facilitar a busca, tanto no Google como no próprio site Casa.com e possibilitar o acesso à alguma imagem específica, o que anteriormente era difícil, pois as imagens vinham vinculadas à matérias maiores, das quais faziam parte, e nem sempre isto é de interesse do usuário.
   O banco de dados foi planejado com tags (etiquetas, palavras-chave) relacionadas aos temas das matérias, além de ter campos para legendas e descrição destas imagens. Periodicamente realizamos testes num mecanismo interno de busca, para assim avaliarmos o desenvolvimento da catalogação.


Andrea Andira Leite, aluna do 3º semestre noturno da FaBCI-FESPSP.

Comentários

  1. Olá Andrea Andira Leite, Olá pessoal. Sou o Marcos Issa, aluno do 1º Semestre. O que me trouxe para FESPSP foi justamente a indexação de imagens. Primeiro porque sou fotógrafo, sócio de um banco de imagens, a Argosfoto (http://argosfoto.photoshelter.com/) que administra acervos de mais de 30 fotógrafos. Tenho um trabalho da área de organização de acervos digitais, dando aulas para fotógrafos e para profissionais de diversas áreas, entre elas de biblioteconomia. Espero esquentar este debate e trocar figurinhas com quem tiver interessado. Sei que o mercado está buscando profissionais nesta área e existe pouca gente preparada! Viva seu interesse!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Marcos! Muito interessante sua trajetória, esperamos ler em breve seus tópicos de debate nesta área de gestão de acervos fotográficos. Obrigada pela sua mensagem e continue acompanhando o blog da Monitoria!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Gostaria de pedir a permissão para utilizar esta notícia no blog da disciplina Leitura Documentária - FURG (leituradocumentariafurg.wordpress.com), com o objetivo de divulgar uma das possibilidades de trabalho na área para os alunos da disciplina.
    Claro, citando o blog Monitoria Científica FaBCI-FESPSP. :)

    Aguardo retorno!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mund...

MC 2017: parte 2 – Estamos de Volta!

E foi dada a largada para mais um semestre, e com ele a MC retorna à suas atividades com o intuito de continuar cobrindo todos os eventos internos e externos da nossa área, divulgar a produção científica e cotidiano da comunidade FaBCI bem como apresentar seus componentes: docentes, discentes, egressos e demais colaboradores da FESPSP. Sejam todos bem-vindos e que seja um semestre de muitas conquistas. Como sempre fazemos, segue novamente o convite para que você que ainda não participou da Monitoria Científica, venha colaborar nos escrevendo ou gravando um vídeo para a coluna/série que se identificar, ou mesmo compartilhando algum talento, relato de evento ou opinião sobre temas relacionados com nossa área. Aos que já participaram, as portas continuam sempre abertas. Além de ter sua contribuição marcada na história da MC, ainda pode contabilizar horas complementares. Para participar, é só entrar em contato através do email monitorcientificofabci@gmail.com Fi...

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação ...