Pular para o conteúdo principal

Quero trabalhar com biblioteca virtual

Este é o desejo de Mônica Gonçalves Dias ao começar seu primeiro dia no curso noturno de Biblioteconomia da FESPSP, na última segunda, dia 04.



"Já trabalhei na biblioteca virtual da HSM Educação e quero voltar por que adoro biblioteca", afirma a aluna, que já fez o curso técnico no SENAC. Mônica já acumulou 2 anos e 5 meses entre biblioteca física, na antiga faculdade de tecnologia IBTA, e virtual, no grupo HSM. 

 Monica quer trabalhar com biblioteca virtual


Emerson Santos também tem o mesmo desejo de voltar a trabalhar em biblioteca. Hoje motorista do SESI em Osasco, ele assistirá as aulas à noite na FESPSP para retomar um trabalho que já desenvolveu na biblioteca do SENAI do Tatuapé. “Já estudei o técnico em edificações, mas não completei. Quero trabalhar de novo em biblioteca.”

Emerson pretende voltar à área de biblioteconomia

Seu colega Vitor Anthero também tem experiência na área de biblioteconomia, trabalhando com arquivos: “Comecei a trabalhar em um acervo técnico de engenharia no escritório Arcadis Logos há 2 anos, me identifiquei, e resolvi ingressar no curso na FESPSP”.

Vitor trabalha com acervo técnico 
Ao lado destes perfis, também confirma-se entre os novos alunos aqueles que tiveram a influência de amigos e familiares na escolha da carreira. É o caso de Isabela Moreira Martins, também da turma do noturno: “Sempre gostei de literatura e de ler, e, pesquisando sobre qual curso seguir na faculdade, descobri a biblioteconomia e a FESPSP”. A aluna comentou a descoberta do curso e da instituição com sua mãe e ouviu, com surpresa: “Foi onde eu estudei quando vim do Rio Grande do Sul para São Paulo”. Sua mãe tinha feito o curso técnico de biblioteconomia no sul e decidiu vir para São Paulo fazer a faculdade na FESPSP. Estudou na instituição quando ainda era no bairro da Pompéia.”E eu nem sabia disso, foi engraçado”, diverte-se Isabela.

  Isabela escolheu biblioteconomia e teve apoio de sua mãe

Os alunos que chegam ao curso procurando uma segunda graduação também confirmam outra tendência entre os calouros. Formada em letras e professora de português, Joana Silva vai cursar biblioteconomia de manhã. “Quero trabalhar com biblioteca escolar”, declara Joana, integrando o grupo de profissionais que podem valer-se da Lei 12.244/10, que determina a instalação de bibliotecas em todas as instituições de ensino público e privado no país até o ano de 2020.

E aqui vale um lembrete da campanha “Eu quero a minha biblioteca” pela efetividade desta lei e convidamos a Joana e todos os alunos, calouros ou não, a conhecerem e se mobilizarem para este fim  muito nobre da nossa futura profissão: acessem aqui e digam “Eu quero a minha biblioteca”.

 Texto e fotos: Magali Machado

Comentários

  1. Ótimo post, mas só uma dica: O título está com cara de "chamada" para a matéria, pois está focando somente no discurso de um aluno.

    ResponderExcluir
  2. E agora que fui ver: O post está duplicado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv