Pular para o conteúdo principal

Vamos afinar o olhar? Um convite da professora Tânia Callegaro



   A alegria da luz do sol quando abrimos uma janela. A melancolia de se ver uma criança partindo estrada afora. A apreensão de se acompanhar os passos rápidos de alguém que não podemos identificar. Imagem em movimento, seja na televisão, cinema ou video, sempre nos remete à vários sentimentos e interpretações.
Como utilizar este rico valor simbólico do audiovisual em ações culturais nas bibliotecas?

   A professora Tânia Callegaro estuda este processo e aponta alguns caminhos em seu artigo “Baile Perfumado” (Brasil, 1996, direção de Paulo Caldas e Lino Ferreira), onde explora possibilidades de leitura do filme sobre o registro fotográfico de Lampião pelo fotógrafo libanês Benjamin Abrahão. “Escolhi este filme por que ele trabalha com a questão da memória. Foram essas imgens do fotógrafo que sustentaram Lampião como herói. E, como sabia demais, foi morto. É a construção de nossa história” durante o governo Vargas. Além disso, a professora acrescenta que “Baile Perfumado” apresenta um novo Lampião, rompendo com a imagem difundida à época de fora-da-lei e revelando um homem comum,  consumidor com gostos sofisticados, pois o famoso cangaceiro era grande apreciador de perfume francês e uísque. Naquele sertão nordestino dos anos 30 já se podia perceber o avanço da globalização veiculado por um capitalismo prioritariamente industrial e o aparecimento de um mascate libanês com uma máquina filmadora buscando registrar o cotidiano de Lampião faz uma feliz metáfora do contexto histórico.
Como saber tudo isso ao escolher um filme para fazer uma ação cultural na sua biblioteca?

   “Parta daquilo que você tem paixão, que te comove. Estamos falando de arte”, recomenda a professora Tânia. Ela afirma que não é essencial conhecer a parte técnica, mas a questão da montagem em cinema é o grande segredo. Afinal, “o significado se constrói na junção de todas as imagens”, completa. O seu público “vai desenvolver o pensamento cognitivo. Vai afinar o olhar”, completa.

   Para os profissionais que desenvolvem oficinas de leitura ou alfabetização em audiovisual é um novo norteador, já que há poucos títulos sobre esse tema no mercado.
   O artigo faz parte de uma coletânea com outros  nove textos de arte-educadores, cada um analisando um filme específico, e revelando diferentes modos para sua aplicação em ambientes de aprendizagem. Com organização da Professora Jurema Sampaio, e prefácio da consagrada arte-educadora Ana Mae Barbosa, “Usando filmes nas aulas de arte” se propõe a oferecer orientação a quem se dispõe a mediar a leitura de audiovisuais.




Quem é Tânia Callegaro

 
A professora Tânia Callegaro ministra a disciplina “Ação Cultural” no curso de Biblioteconomia e o curso de extensão Capacitação Técnica do Mediador Cultural da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). É Doutora e Mestre em Ciência da Comunicação pelo Departamento de Rádio, Cinema e TV, da ECA/USP, com Especialização em Arte Educação pela ECA/USP. Graduou-se em Educação Artística pelo Instituto Musical de São Paulo, IMSP. Atua desde 1975 como docente em instituições públicas e privadas do ensino médio, superior e pós-graduação. Tem experiência como coordenadora e pesquisadora em projetos de comunicação e educação desenvolvidas a distância via internet e presencial. Seu objetivo de pesquisa e trabalho centralizou-se  nos campos da comunicação coletiva, mediada pela tecnologia, arte e cultura.



Texto: Magali Machado

Crédito imagem professora Tânia:: Marli S. Vasconcelos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv