Pular para o conteúdo principal

O Centro Acadêmico do curso de Biblioteconomia representa todos os alunos, participe !



   Para representar os estudantes de um curso de nível superior, congregá-los, coordenar ações que promovam seus interesses acadêmicos e estimular sua integração e participação discente, sempre de maneira autônoma, existe um organismo criado pelos próprios alunos: o centro acadêmico. 


  Historicamente, os centros acadêmicos das universidades públicas, como a USP, e algumas particulares, com o Mackenzie e a PUC, em São Paulo, casos notórios,  tiveram intensa atuação nos anos da ditadura, junto com outras organizações do movimento estudantil. É bastante conhecido embate entre os estudantes da USP e os estudantes do Mackenzie, naquele  02 de outubro de 1968, que resultou na morte do estudante secundarista José Guimarães, de 20 anos, com um tiro na cabeça. Opostos ideologicamente, o Diretório Acadêmico da USP, de esquerda, e o do Mackenzie, de direita, se confrontaram violentamente na rua Maria Antônia, lutando por suas posições.
  
   Certamente os tempos eram outros, mas ainda podemos contabilizar personalidades de hoje que tiveram atuação nos centros acadêmicos de suas universidades, como o prefeito Fernando Haddad, que atuou no Centro Acadêmico XI de Agosto, do curso de Direito da USP, denotando a importância dessa participação no currículo do formado. 

   Fragmentado, o movimento estudantil hoje propõe pontualmente o debate e a proposta de atender às reinvidicações de seus representados através de seus organismos no país inteiro e tomar partido em questões políticas, vide o caso desta semana envolvendo estudantes baianos e a blogueira cubana Yoani Sánchez. Seria necessário uma maior participação de todos os estudantes. Na FESPSP, os estudantes de Biblioteconomia têm essa oportunidade através do Centro Acadêmico Rubens Borba de Moraes.

O começo do Centro Acadêmico Rubens Borba de Moraes

   Tudo começou no final de 2011, quando Cristiane Laudemar, Kelly Cantillano e outras colegas do então 4º semestre de Biblioteconomia da FESPSP sentiram que faltava um centro acadêmico ao curso, como uma vez houve um homenageando Laura Russo, e se dispuseram a estudar o histórico dos diretórios e centros acadêmicos em outras universidades.

Reunião do CA
  No início do ano seguinte, juntaram-se a elas as alunas Rebeka Savickas, Paula Watanabe, Ludmylla Sá e o grupo divulgou sua intenção de re-abrir o Centro Acadêmico, agora homenageando Rubens Borba de Moraes.
   Com essa divulgação, conseguiram mais braços para ajudá-las: Eliana Gaiga e Taís Mathias.
   Passaram a discutir propostas e a elaborar o estatuto e mais ajuda foi chegando: os alunos Fernando Reis, Marcelo Leandro e Gustavo Moura juntaram-se às meninas, e posteriormente, Elaine Alves, Juliana Simões,  Jennifer Amato, Viviane Lopes e Ana Ponciano.

A organização do CA Rubens Borba de Moraes

    O Centro Acadêmico Rubens Borba de Moraes é organizado por coordenadorias, com alunos responsáveis por cada setor. Essa estrutura dá liberdade à que um mesmo aluno participe de mais de uma delas, se comparada à tradicional organização funcional composta por presidente, vice- presidente, secretário, etc.

      Na Coordenadoria Geral estão Kelly, Eliana e Viviane Lopes; na Coordenadoria de Comunicação, Marcelo Leandro, Jennifer Amato e Juliana Simões; na Coordenadoria Financeira estão Fernando Reis, Gustavo Reis e Kelly Cantillano; na Coordenadoria Pedagógica, Eliana Gaiga, Cris Laudemar, Gustavo Moura e Ana Ponciano.
 
  Para cuidar da documentação do centro, como atas, convocação de eleição, divulgação de eleição e ofícios em geral, o CA Rubens Borba de Moraes tem uma coordenadoria de documentação, sob responsabilidade das alunas Elaine Alves e Ana Ponciano.

   Para existir formalmente, o CA deve ser registrado em cartório, bem como seu estatuto. O registro será feito assim que o estatuto for aprovado em Assembléia Geral.

Propostas

   Eliana Gaiga pontua algumas das propostas do CA para este ano: montar grupos de estudo e atividades que rendam horas de atividades complementares aos alunos.
    A primeira proposta tem inspiração nos grupos de estudo já consagrados no curso de Sociologia, e o grupo busca o apoio de professores para dar desenvolvimento ao projeto.

Kelly Cantillano
   A segunda proposta, por sua vez, já está sendo encaminhada: encontros com profissionais dentro do Programa de Enriquecimento Curricular (PEC), entre eles um sobre conservação preventiva de livros, com a bibliotecária Iara Lima, que treina assistentes na AASP quanto à limpeza e manuseio de livros e documentos. Outro tópico a ser discutido é biblioteca pública, com Luis Felipe Rodrigues, bibliotecário formado pela USP. Ainda em fase de negociação, um terceiro encontro com uma bibliotecária da BASF sobre arquivística está na programação do CA Rubens Borba de Moraes.


A próxima eleição será em março

   Kelly explica que, em setembro do ano passado, durante a eleição para um nova gestão, a inexistência de outras chapas levou à que se apresentasse um referendo que apenas re-afirmou a gestão atual, pois o grupo conseguiu 50% +1 e foi, assim, aprovada sua chapa única. Mas, dia 23 de março será o final de gestão e, duas semanas antes, o CA convocará outras chapas para a nova eleição.

    
    Muitos alunos colaboram com o CA, entre eles, Taís Mathias, Luiza Wainer, Lucas Silva, Florindo Neto, Juliana Costa, Ana Cristina Martins e Kelly Daiane, e há sempre espaço (e trabalho) para mais gente.

   Os alunos podem e devem participar do CA Rubens Borba de Moraes, pois essa troca de experiência discente enriquece relacionamentos e amadurece o perfil profissional do estudante, benefícios que serão muito frutíferos na atuação no mercado.

   Para entrar em contato com o CA Rubens Borba de Moraes e obter mais informações sobre como montar a sua chapa ou qualquer outro tipo de participação, anote:

Email 

Facebook

Blog
http://cadoborba.blogspot.com.br/

Fotos: da página do CA no facebook, Magali Machado
  

Comentários

  1. Respostas
    1. Luiza, Cris e CA do Borba, obrigada pelas mensagens. É a participação dos alunos e o que eles têm a dizer que fazem o trabalho da Monitoria. Continuem nos acompanhando.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv