Pular para o conteúdo principal

Coluna: Filme da Semana. Por Ana Beatriz Cristaldo e Renato Reis.


Anauê!


Dentre muitos AVAs, leituras, cogitações de baladas, os fantásticos ‘daora’ do Facebook e desmaios de sono, vamos seguindo em frente que o mundo tá girando, as coisas acontecem numa velocidade sem tamanho e nós vamos ficando para trás. Tenho que tomar cuidado com meus paradoxos sobre o tempo e sua relação com o espaço, além das minhas capacidades biológicas (hehe).


E por falar nisso, quero trazer um filminho que faz teeeempo que queria apresentar pra vocês. É bastante curioso, tem uns elementos incríveis e vale muito a pena assistir (e ler o livro, antes ou depois).

Valendo!!!



Eu, Você e a Garota que vai Morrer (2015)

Por Renato Reis



Baseado no romance homônimo, de Jesse Andrews, conta uma história agitada pela comédia e dramatizada pelo climão que a morte traz em qualquer ocasião. Aliás, o filme trata de questões muito presentes na adolescência. Como o próprio título diz, a morte é o centro do roteiro, mas talvez o tema não seja só o que diz respeito à ela. É algo muito, muito maior. 


Alguns dirão que é mais um desses filmes genéricos infantojuvenis e que não sai das mesmas temáticas. Bem, arrisco a dizer que não, com muita convicção, aos manjadores de cinema. O longa tem seus destaques super bacanas que chegam a emocionar e sua singularidade, além de alguns pontos fracos também.

 

Eu, Você e a Garota que vai Morrer (2015)


O EU, Greg Gaines (Thomas Mann, numa atuação que me deixou de queixo caído, sério!), tem uma vida normal, mora com sua família de classe média e sonha em ser cineasta, motivação que leva a sério nas pequenas filmagens de paródias construídas com objetos pessoais em stop motion, junto do VOCÊ, RJ Cyler (Earl Jackson), seu melhor amigo da escola e que o acompanha nas aventuras e desventuras (e às vezes as causando de uma forma bem cômica). 

A GAROTA é Rachel (a mega talentosa e lindíssima Olivia Cooke), menina sem muitos amigos, nada popular na escola e, aparentemente, normal. Nota: o Greg é um personagem que serve como mediador, inclusive, para todos os outros personagens, sendo um divertidíssimo narrador.


Aí é que vem o baque: Rachel fica doente, tem uma espécie de leucemia (se não falha a memória de quem vos escreve), e descobre – junto à sua família – que a morte é certa mais cedo ou mais tarde.


 
Quando bate aquela bad só de lembrar dos AVAs da vida. Olivia Cooke e Thomas Mann

Daí é que o filme se desenrola... Greg tenta se aproximar de Rachel, ser seu fiel e melhor amigo, sem ter a intenção ou causar a impressão a ela de que está o fazendo só por causa da sua condição. E até o final expressa sua profunda amizade (ou a constrói de uma forma bastante criativa ao longo das cenas). É legal perceber como a relação dos dois vai mudando de patamar e se torna algo tão bem estruturado e inteligente.

Também são bem marcadas as questões psicológicas em volta do destino de Rachel e como tudo se modifica com isso, caminhando lentamente a uma transformação profunda de todos os personagens. É como se o filme debatesse com quem o assiste sobre a morte na adolescência quais os seus impactos e efeitos, além de preparar a cabeça de todos para isso. 

Triste... Mega foça! Mas extremamente necessário quando a gente conversa a respeito de maturidade, crescer com valores e ideias inteligentes e os põe no carrinho de compras de bagagem cultural e pessoal, do nosso grande mercado de tempo, enquanto seres humanos civilizados.

Acho que, pela primeira vez, gostei mais do filme do que do livro, sabiam? A adaptação ficou excelente! Jesse Andrews assinou o roteiro também e conseguiu deixar um maravilhoso legado com o diretor Alfonso Gomez-Rejon. Chorem litros (com lencinhos do lado, sempre) e depois me contem suas experiências e percepções com essa linda obra, ok?


TÁ DISPONÍVEL ONDE?!?! Netflix/DVD/Blu-ray
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mund...

MC 2017: parte 2 – Estamos de Volta!

E foi dada a largada para mais um semestre, e com ele a MC retorna à suas atividades com o intuito de continuar cobrindo todos os eventos internos e externos da nossa área, divulgar a produção científica e cotidiano da comunidade FaBCI bem como apresentar seus componentes: docentes, discentes, egressos e demais colaboradores da FESPSP. Sejam todos bem-vindos e que seja um semestre de muitas conquistas. Como sempre fazemos, segue novamente o convite para que você que ainda não participou da Monitoria Científica, venha colaborar nos escrevendo ou gravando um vídeo para a coluna/série que se identificar, ou mesmo compartilhando algum talento, relato de evento ou opinião sobre temas relacionados com nossa área. Aos que já participaram, as portas continuam sempre abertas. Além de ter sua contribuição marcada na história da MC, ainda pode contabilizar horas complementares. Para participar, é só entrar em contato através do email monitorcientificofabci@gmail.com Fi...

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação ...