Pular para o conteúdo principal

Se Liga FaBCI – Oficina: “Coaching na atuação do profissional da informação”, com Profª Adriana Souza.



Vejam o que rolou na oficina ministrada na Biblioteca de São Paulo (BSP) pela docente da FaBCI, Profª Adriana Souza segundo a aluna Letícia Maria Caetano do 6º Semestre/Noturno que gentilmente nos cedeu esse relato.

 
Fonte: Página do Facebook do SisEB.

No dia 29/08/2017, a professora Adriana Maria de Souza, ministrou uma oficina intitulada "Coaching na atuação do profissional da informação” na BSP, promovida pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) e a SP Leituras

A princípio, o próprio título da oficina gera certa curiosidade por ser um tema bastante em evidência na atualidade, mas até então, um tema não visto no contexto dos profissionais da informação, foi por esse e outros motivos, que me interessei em participar do evento.

A oficina em si, foi um exercício de muita reflexão e autoconhecimento. A professora começou explicando que o coaching trata-se de um processo voltado para a realização de objetivos. Por mais óbvio que pareça ser “ter um objetivo”, muitas vezes nos deparamos com situações em que estamos desempenhando algo sem ter um propósito real, seguimos apenas no modo automático, e isso de vez em quando acaba gerando muita frustação, e é nesse sentido que o coaching busca ajudar, pois através de questionamentos, tenta potencializar as competências pessoais e promover o desenvolvimento do individuo, ou do grupo, se for o caso. Algo muito parecido com o que Sócrates fazia em seu tempo, sem a parte de perguntar “qual seu objetivo”.

O evento foi extremamente enriquecedor, por um momento, pude esquecer um pouco a rotina, as cobranças e as responsabilidades do dia a dia, e parei para pensar um pouco acerca das minhas escolhas e no quanto elas afetam meu futuro, meu presente e minha satisfação pessoal comigo mesmo. 


Fonte: Página do Facebook do SisEB.


















Fonte: Página do Facebook do SisEB.














  


Após uma pequena explanação teórica a respeito do que é o coaching, a professora nos convidou a realizar diversos exercícios, e foi intercalando os exercícios com a teoria. O que achei mais interessante dos exercícios, é que era pra termos todas as respostas na ponta da língua, pois era basicamente coisas sobre a nossa personalidade. Algumas pessoas respondiam muito rapidamente, outras ficavam paradas pensando sem saber muito bem o que responder (tipo eu rsrs) e no fim, percebi o quão difícil é encontrar respostas de fato sinceras sobre si mesmo, e quando encontramos, nem sempre elas podem ser tão satisfatórias quanto se espera.



Alunas do 6º Semestre/Noturno: Micheline Ferreira, Letícia Maria e Carol Souza

Fonte: Arquivo pessoal da autora.

  
De uma forma geral, gostei bastante de ter participado da oficina, foi muito mais dinâmica do que imaginei e de alguma forma, sinto que estar aberta a assuntos que eu desconheço sempre me faz perceber o quanto não sei de nada e tenho muito a aprender, e um tema como o coaching é algo que te faz realmente pensar na vida e tudo que a rodeia.


Comentários

  1. Saudades da Professora Adriana, pessoa Generosa e Ótima Profissional...
    Excelente matéria...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mund...

MC 2017: parte 2 – Estamos de Volta!

E foi dada a largada para mais um semestre, e com ele a MC retorna à suas atividades com o intuito de continuar cobrindo todos os eventos internos e externos da nossa área, divulgar a produção científica e cotidiano da comunidade FaBCI bem como apresentar seus componentes: docentes, discentes, egressos e demais colaboradores da FESPSP. Sejam todos bem-vindos e que seja um semestre de muitas conquistas. Como sempre fazemos, segue novamente o convite para que você que ainda não participou da Monitoria Científica, venha colaborar nos escrevendo ou gravando um vídeo para a coluna/série que se identificar, ou mesmo compartilhando algum talento, relato de evento ou opinião sobre temas relacionados com nossa área. Aos que já participaram, as portas continuam sempre abertas. Além de ter sua contribuição marcada na história da MC, ainda pode contabilizar horas complementares. Para participar, é só entrar em contato através do email monitorcientificofabci@gmail.com Fi...

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação ...