Pular para o conteúdo principal

Se Liga FaBCI - Seminário FESPSP 2017: Incertezas do Trabalho.


E semana que vem teremos mais uma edição do Seminário FESPSP!

Entre os dias 02 a 05 de outubro contaremos com atividades em uma programação bem diversificada e especial.

Sobre o Seminário:

Tradicional no calendário de eventos de pesquisas acadêmicas, o Seminário FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) na edição 2017 discutirá as Incertezas do Trabalho, em um momento singular na política nacional e no cenário global, em meio a discussões de Reformas Trabalhistas e Previdenciárias em vários países e à aproximação de uma 4ª Revolução Industrial, que já está mudando a forma como lidamos com o trabalho, de formas positivas e negativas. As Conferências, os minicursos, os grupos de trabalho e as reuniões da Cicla das 5 acontecerão entre os dias 2 e 5 de outubro, no campus FESPSP.


Acesse a todas as informações sobre o seminário AQUI.


https://fespsp.wixsite.com/seminario2017/o-seminario


 

Confira um pouco sobre o que trata cada evento e a programação completa.


GRUPOS DE TRABALHO (GTs)

Reuniões que contarão com mesas temáticas em que serão apresentados os trabalhos que foram aprovados para o seminário. São 17 GTs com sessões no período matutino (09h às 12h) e noturno (19h às 22h) entre os dias 3 a 5 de outubro. Veja a programação de cada GT no seguinte LINK.



CICLO DAS 5 - TRABALHO E CORPOS VULNERÁVEIS: A FIRMA IMITA A SOCIEDADE

O Ciclo das 5 de 2017 pretende pensar como o mercado de trabalho reflete as estruturas de opressão e hierarquização de corpos impostas na sociedade.
Todas as mesas serão interseccionais, com recortes de raça, classe, gênero, sexualidade, idade e status de HIV. Mesa a mesa, discutiremos a relação de cada um desses recortes com quatro macro-temas contemporâneos sobre o universo trabalhista brasileiro: ACESSO, DIREITOS, ASSÉDIO e DIVERSIDADE CORPORATIVA.

As mesas serão todos os dias do seminário às 17h. Mais informações e detalhes AQUI.



MINICURSOS

O Seminário contará com 8 minicursos no total no horário das 14h às 18h com exceção do “Curso Básico de SEO para LinkedIn” que será das 17h30 às 19h.

É a única atividade do Seminário que requer pagamento, sendo cobrada a taxa de R$10,00 por minicurso. Acesse a toda programação e inscrições dos minicursos no seguinte LINK.


A MC destaca o Minicurso com a temática: Consultoria em gestão da informação: a proposta de um modelo de trabalho, que será ministrado pela Profª Valéria Martin Valls e Profª Daniele Cristina Gonçalves Brene Pires, no dia 03/10/17 no horário das 14h às 17h. Inscrições AQUI.


A gestão da informação é um mercado amplo e que apresenta inúmeras possibilidades para o bibliotecário. Nesse contexto, o minicurso pretende abordar temas que capacitem os estudantes e profissionais de biblioteconomia para a atuação em demandas de consultoria de gestão da informação em organizações públicas e privadas. A partir da perspectiva da gestão de projetos, serão apresentadas técnicas que ampliam as competências destes profissionais para o enfrentamento dos desafios impostos pelo mercado de trabalho.


CONFERÊNCIAS

O Seminário contará com duas Conferências:

Conferência de Abertura - “Novas Tecnologias, novas relações de trabalho: qual o futuro do trabalho?”, acontecerá às 19h do dia 2 de outubro, no auditório da FESPSP, e contará com a Profa. Dra. Tatiana Marins Roque e o Prof. Me. Francisco Lopes de Aguiar.

Conferência de Encerramento - “Reformas, automação e desemprego: haverá futuro para o trabalho?” acontecerá às 19h do dia 2 de outubro, no auditório da FESPSP, e contará com a Prof. Dra. Ludmila Costhek Abilio.



Acesse a PROGRAMAÇÃO COMPLETA e fique por dentro de tudo o que vai acontecer nesses quatro dias de muitas atividades e discussões edificantes.


Façam as inscrições em todas as atividades de interesse e não se esqueçam de assinar a lista de presença em todas as sessões que participarem. 



Os certificados do Seminário FESPSP VALEM COMO HORAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES, então galera, não percam essa oportunidade!


Teremos uma matéria posterior com uma super cobertura com tudo o que rolou no seminário. O Seminário contará com a participação de muitos estudantes e pesquisadores de fora e uma galera da FaBCI (docentes, discentes e egressos), garantia de um evento que ficará marcado, então, não fique de fora dessa.


Quem participar de alguma atividade no Seminário FESPSP 2017 e quiser contribuir com um relato para MC também valendo como horas de atividades complementares, escreva para o email: monitorcientificofabci@gmail.com

 

UM ÓTIMO SEMINÁRIO À TODOS!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação