MC na Estrada - My Tree House: a primeira biblioteca verde do mundo para crianças. Por Aldenira Souza.
A MC
na Estrada dessa vez foi parar em Cingapura, através da nossa querida
monitora voluntária, Aldenira Souza (6º Semestre/Noturno), que está
desenvolvendo seu TCC com a temática de Inovações em Bibliotecas, e nos
presenteou com essa matéria incrível sobre a My Tree House.
Com toda certeza depois de conhecer essa
biblioteca encantadora, todos gostariam de ter menos de 12 anos para usufruir
ou mesmo enquanto bibliotecário poder trabalhar nesse espaço fantástico, mas,
além disso, ficará para a todos um grande exemplo que pode ser implementado com
ações efetivas em nossos sistemas de informação e quem sabe um dia, ter um
local semelhante aqui em nosso país, afinal, além do trabalho com as crianças
que sempre se faz necessário, falar da natureza e de sustentabilidade é
primordial.
E então, aproveitem essa delícia de matéria!
De acordo com a National Library Board (NLB),
a primeira biblioteca verde do mundo para crianças abriu suas portas em 31 de
maio de 2013 em Cingapura, na Biblioteca Pública Central. Chamada "MyTree House"
(ou Minha Casa da Árvore) – foi concebida e construída com base em conceitos
ambientais, desde o design e infraestrutura até o uso de material sustentável.
Figura
1 – Entrada da Biblioteca
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Fonte: National
Library Board (NLB)
|
1. Objetivo
É notável que o
principal objetivo da biblioteca "My Tree House" é a introdução da
Alfabetização Ambiental, isto é, a conscientização ecológica desde a primeira
infância. Isso inclui uma educação voltada para práticas verdes, como
reciclagem, conservação de energia e preservação do meio ambiente.
A NLB espera inflamar em mentes jovens, um
amor pela natureza ao cultivar o interesse das crianças pela conservação
ambiental através da leitura, descoberta e engajamento em atividades verdes, e
criá-las para serem adultos conscientes do meio ambiente.
Desse
modo, a biblioteca destina-se às crianças de 0 a 12 anos. As seções são divididas em seção de ficção e não ficção.
Além disso, os livros são organizados para atender a
uma faixa etária específica. Isso significa que
crianças de diferentes idades irão desfrutar de uma seção que atende
especificamente às suas necessidades.
2. Tema
O tema da
biblioteca é "Enchanted Forest in
the City" (Floresta encantada na cidade). A biblioteca localiza-se em
uma região que luta contra o desmatamento e incêndios florestais. Dessa forma,
o conceito de Florestas é mais familiar para as crianças, em comparação com os
conceitos de mudança climática, ou o efeito La Nina, assuntos discutidos pela
comunidade.
Além disso, o
símbolo da Floresta Encantada aparece frequentemente nos contos de fadas das
crianças (por exemplo, 'The Enchanted Wood', 'The Magic Faraway Tree' e 'The
Folk of the Faraway Tree' por Enid Blyton, bem como, 'The Enchanted Forest' de
Jodel Abrams), fazendo um paralelo entre as histórias presentes nos livros e a
vida real, situando o papel da biblioteca como fornecedor de conhecimento e
serviço.
Figura 2 – A biblioteca
![]() |
Fonte: National Library Board (NLB)
|
Não à toa que
cada detalhe da My Tree House encanta
aos olhos. A
biblioteca foi projetada para criar um ambiente de floresta encantada, com
espaços divertidos para aprendizado prático e reflexões. No centro
da biblioteca foi construída uma “Casa da Árvore” para suscitar a sensação de um lugar especial para as crianças, como aparece
nos livros de histórias infantis.
Figura
3 – Casa da arvore
![]() |
Fonte: Blog The WackyDuo Bio
Figura 4
– Casa da arvore
Fonte: Blog The Wacky
Duo Bio
Figura
5 - Os moradores da minha Casa da Árvore
Fonte: Blog The Wacky
Duo Bio
A Tree
House (Casa da Árvore) foi planejada e colocada no centro da biblioteca com
um propósito definido: as raízes imaginárias da árvore, representadas pelas
cores dos tapetes, se estendem para as várias prateleiras ao redor, ou seja, toda
sua beleza e encantamento transfiguram-se na coleção da biblioteca.
Figura 6
– Voluntário construindo a estrutura da Casa da Árvore – Destaque para o tronco
que foi elaborado com papelão
Fonte: Blog Inhabitots
O tronco da árvore é em grande parte
fabricado com alumínio, aço macio e madeira compensada que são recicláveis e
fibra de vidro.
As folhas da
árvore também são diferenciadas e o teto é impressionante. À medida que você
olha para o topo da árvore mágica, você descobrirá que o "dossel"
compreende o uso criativo de mais de 3.000 garrafas de plástico reciclado
coletadas do público e do City Square Mall.
Figura
7 – Folhas engarrafadas
Fonte: Blog The Wacky
Duo Bio
O restante
da estrutura da biblioteca também apresenta detalhes que se relacionam com o
conceito de sustentabilidade. Assim, tem-se ainda desde iluminação LED à materiais compostos por latas de alumínio,
garrafas de plástico e algumas fibras de vidro e
tintas de COV. As telhas e tapetes foram
fabricados livres de gases do efeito de estufa.
Em relação às estantes de metal da biblioteca
original, estas foram remodeladas assim como as novas prateleiras, que também
foram feitas a partir de materiais sustentáveis.
Figura
8 – Estantes de livro
Fonte: Blog The Wacky
Duo Bio
Figura
9: Estantes existentes recicladas com novas formas
Fonte: Blog The Wacky
Duo Bio
3.
Coleção da biblioteca
A biblioteca verde contém uma coleção de
45.000 livros adequados para crianças de 4 a 12 anos em quatro línguas, e 30%
se concentram em temas verdes, como animais, plantas, natureza, recursos
hídricos, clima, ambiente, reciclagem e mudanças climáticas. Livros de ficção,
incluindo contos de fadas, fantasias e folclores, relacionados ao tema da
floresta encantada, compõem os outros 70%. Tudo isso desenrola um dia
verde encantador para as crianças.
Figura 10 - Coleção da biblioteca
Fonte: Blog The Wacky
Duo Bio
4.
“Quiosques” de leitura eletrônica
Além
dos livros físicos, existem alguns terminais disponíveis para crianças que
preferem a leitura eletrônica.
As crianças podem acessar mais de 180 livros
eletrônicos com temas verdes e jogar jogos educacionais nos dois quiosques de
leitura eletrônica ao longo da parede, no lado direito da biblioteca, atrás da
peça central Tree House. Os eBooks são interativos e possuem um recurso de
leitura.
Figura
11 – Quiosques” de leitura eletrônica
Fonte: Blog The Wacky
Duo Bio
5.
O Weather Stump
Além da Árvore do Conhecimento, a outra
instalação de destaque é o Weather Stump. Trata-se de um conceito baseado no
método científico de determinar a idade de uma árvore. Possui uma instalação
interativa dos "anéis de idade" de uma árvore. Estes anéis são
formados em reação para o ambiente de Cingapura, por exemplo, a temperatura,
precipitação e velocidade do vento. Cada um minuto do tempo está registrado
neste anel Dendro-gráfico em tempo real.
O Weather Stump serve como um lembrete
constante de que, tudo o que nós fazemos, há um impacto ambiental que é
gravemente registrado pela natureza. Esta instalação é implementada através de
uma projeção dentro da área 'Tree House' em uma árvore - toco.
Figura
12 - Weather Stump
Os dados são coletados durante um período de 24 horas, há intervalos de 5 minutos à partir de informações meteorológicas em tempo, fornecida pelo Serviço Meteorológico de Cingapura.
6.
A Árvore do conhecimento
A My Tree House apresenta uma série de
fantásticas exposições sustentáveis multi-sensoriais que são ao mesmo tempo
ecológicas e divertidas.
Um exemplo disso fica no canto mais distante
da biblioteca no qual se encontra um muro de sombra conhecido como The Knowledge Tree (A Árvore do
Conhecimento). Uma instalação interativa foi projetada com um componente
de perguntas e respostas para aumentar a conscientização de como nossa ação
afeta o meio ambiente.
A projeção de parede cria uma imagem dinâmica
de uma floresta mística. Ao tocar as frutas, tem-se uma pergunta simples. Se
eles responderem corretamente, a planta crescerá, mas se errar a pergunta, ela
murchará.
Fonte: Blog Litte Day Out
Figura 15– Knowledge Tree kids: Jogo de sombra
interativo
Fonte: Blog Litte Day Out
Figura 16
– Espaço no qual fica o Knowledge Tree kids
Fonte: Blog Litte Day Out
7.
Cozy Reading Corner
Os pais com filhos mais novos têm um espaço
especial, um cantinho acolhedor no lado esquerdo da biblioteca.
Figura 17
– Espaço para crianças de 0 a 3 anos
Fonte: Blog Litte Day Out
O espaço combinado foi criado com almofadas confortáveis e livros de fácil acesso, para que se possa desfrutar de uma boa leitura com as crianças.
Figura
18 - Assento acolhedor
Fonte: Blog Litte Day Out
8. Programação: aprendizagem verde
A jornada de aprendizagem verde é completada
com programação temática desenvolvida pela NLB, juntamente com parceiros como a
Secretaria Nacional de Mudanças Climáticas, a Agência Nacional de Meio Ambiente
e o Conselho Nacional de Parques. Os visitantes podem esperar:
·
Sessões de
narração semanal para crianças de 4 a 10 anos;
·
Sessões de
férias escolares sobre a criação de jogos e obras de arte usando materiais
reciclados com diferentes sessões para crianças mais jovens de 4 a 8 anos e
crianças mais velhas de 9 a 12 anos;
·
Visitas
guiadas a jardins e parques naturais para animar a experiência de aprendizagem.
Figura
19: Contação de historias
Fonte: IFLA WLIC, 2013
9.
Passaporte para ser um herói da Terra!
As crianças que completam uma série de
workshops, sessões de narração, projetos ou atividades artesanais, bem como
emprestar livros da biblioteca verde receberão selos para seus passaportes e tornam-se
reconhecidos como Heróis da Terra!
|
Figura
20 - Passaporte
Fonte: Blog Litte Day Out
10.
Cooperação entre bibliotecas e instituições
A NLB trabalha com outras agências públicas no desenvolvimento da
biblioteca para educação ambiental e divulgação, como o Ministério do Meio Ambiente e Recursos
Hídricos, Secretaria Nacional de Mudanças Climáticas, Agência Nacional de Meio
Ambiente, Conselho de Parques Nacionais e PUB e a Agência Nacional de Águas de
Cingapura.
Uma campanha de pré-lançamento Green Mascot
Design foi aberta a todas as escolas primárias e pré- escolas em Cingapura
convidando os alunos a votar em sua mascote favorita para a Biblioteca infantil
a ser usada para fins promocionais e comunicativos. A votação foi realizada em fevereiro
de 2013, com a mascote escolhido e lançamento oficial em 31 de maio 2013.
Figura
21: Mascotes para votação
Fonte: IFLA WLIC, 2013.
A Campanha Mascástica não é apenas uma
oportunidade para envolver a comunidade, mas também aumentar a conscientização
sobre os serviços e programas da biblioteca. A lista de serviços e programas é
comunicada às escolas, e os professores podem pré-reservar visitas guiadas e sessões de
narração para estudantes.
O Esquilo ganhou 34,94% de todos os votos, o
dobro de todas as outras 4 mascotes. Os eleitores também comentaram que o
Esquilo deveria ser um esquilo local de Cingapura e, portanto, tiras foram
adicionadas à mascote para localizá-lo. Veja a Figura 11 com a mascote revista.
Figura
22: Mascote escolhida
Fonte: IFLA WLIC, 2013.
A My Tree House é um projeto encantador que
nos mostra que é possível fazer da biblioteca um lugar acolhedor, criativo e
educativo. Que além de livros, têm jogos, e-books, artesanato e uma infinidade
de atividades que a imaginação e uma boa equipe podem permitir.
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