Pular para o conteúdo principal

Se Liga FaBCI - Programação Cultural por Leonela Souza de Oliveira.



Olá galera!

Quero compartilhar uma super dica com vocês! 

No último dia 06 de setembro, tive o imenso prazer de ir ao Museu da Imagem e do Som – MIS, prestigiar a abertura da exposição: Renato Russo.

 
Fonte: Arquivo pessoal da autora.


A exposição faz uma homenagem ao artista, o músico Renato Russo (nome artístico) de Renato Manfredini Júnior fundador e vocalista da banda de rock Legião Urbana. O curador da mostra ex-diretor do museu André Sturm, selecionou cuidadosamente cada objeto exposto que contextualiza a trajetória do artista. 

A mostra se ocupa em 2 andares do museu apresentando objetos pessoais, peças de vestuário que o cantor usou nos últimos shows, fotografias em preto e branco da família, manuscritos das letras compostas, instrumentos musicais, documentos escolares, desenhos, cartas de fãs, prêmios recebidos pela banda, fanzines, folhetos e impressos variados.

Além da coleção de cartas de tarô, baralho e dos discos que Renato Russo ouvia. Foram recriados a sala de estar e o quarto do apartamento de Ipanema, que podem ser apreciados durante o percurso da exposição.

Esta exposição possui uma particularidade, o único filho do artista, Giuliano Manfredini, concedeu ao MIS o acesso ao apartamento em Ipanema no RJ, onde o músico viveu de 1990 a 1996, sendo que depois de sua morte permaneceu fechado e seus objetos intactos. O desejo de expor os objetos de seu pai, veio após visitar a exposição de David Bowie em 2014. 

A curadoria contou com o apoio do trabalho do CEMIS (Centro de Memória e Informação do MIS), que foi iniciado em março de 2015, e desde então, a equipe vem trabalhando na organização, catalogação e conservação de objetos e documentos, afim de contextualizar toda a documentação relacionando com o intenso processo criativo de Renato Russo. 

“Eu particularmente, me emocionei ao ver a disposição na exposição os objetos, pude perceber a exatidão da riqueza de detalhes que materializam sua história e memória, além de ouvir suas canções, que retratam tão bem a época vivida que até hoje se reverbera no contexto atual da sociedade. 

Durante o trajeto da exposição, é possível assistir as entrevistas, clipes e os shows da banda nos telões que estão dispostos no espaço expositivo. A sala em que está sua coleção de discos é outra peculiaridade da exposição”. 

A seguir uma pequena mostra de fotos que tirei durante a exposição.

 
Fonte: Arquivo pessoal da autora.
 
Enfim ficou curioso para saber um pouco mais sobre a intimidade deste mito do rock nacional? 

Então confira a exposição no MIS que será exibida de 06 setembro de 2017 a 29 de janeiro de 2018. 

Maiores informações sobre a exposição, os horários de funcionamento, valor de ingressos e dias de visita podem ser acessadas no site do MIS: http://www.mis-sp.org.br

Ainda é possível acompanhar também pelas redes sociais:

Twitter: @mis_sp
Instagram: mis_sp


Boa visita galera até próxima!
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação