sexta-feira, março 15, 2013

As comemorações do Dia do Bibliotecário 2013 na FESPSP



Dia de festa: na última terça, 12 de março, a FABCI-FESPSP parou para homenagear todos os profissionais de informação no Dia dos Bibliotecários. Os professores Francisco Lopes, Adriana Souza, Evanda Paulino, Maria das Merces Apóstolo e a professora e coordenadora do curso de Biblioteconomia, Valéria Valls (ao lado) conduziram os eventos da manhã.







 12 de março é o dia do Bibliotecário, sinônimo de comemoração na FaBCI, por isso a programação começou cedo. Na segunda, dia 11, houve as apresentação dos melhores trabalhos temáticos de 2012 às salas do 1º semestre. Os alunos realizaram a análise da obra O Rei da Vela, de Oswald de Andrade, e produziram ensaios com temáticas ricas em que relacionaram o texto dramatúrgico com temas como a Antropofagia, mitologia grega, e até mesmo com a obra O Príncipe, de Maquiavel.
Os professores Ivan Russeff e Ana Sílvia Rosal de Rosal mediaram as apresentações que objetivaram uma conversa sobre o processo de elaboração dos trabalhos que serão, em 2013, realizados pelos alunos ingressantes.

Melhores trabalhos do período noturno:
- Juliana Simões França
- Andrea Andira Leite
- Magali Machado de Almeida

 Melhores trabalhos do período matutino:
- André Carlos da Silva
- Camila Copolla, Oséias de Vasconcelos Andrade
- Danielly Kussaba

Em breve, todos os autores citados acima disponibilizarão seus trabalhos no site da FESPSP.
 
A aluna Taís Mathias também participou da conversa para contar aos alunos do 1º ano sobre sua pesquisa de iniciação científica que pretende investigar o ensino de Biblioteconomia, analisando como ocorre a aprendizagem dos alunos ao realizarem trabalhos que incentivam a pesquisa, a produção e a análise textual, como os trabalhos temáticos. Taís explicou a importância da investigação científica e incentivou os ouvintes a produzirem as pesquisas durante o curso.


O professor Charlley Luz


Na manhã do dia 12, duas palestras trouxeram assuntos muito interessantes para a pauta: Charlley Luz, arquivista e professor de pós-gradução da FESPSP, apresentou noções de arquivologia, com uma abordagem histórica e uma análise comparativa entre as áreas irmãs, Biblioteconomia e Arquivologia.







O fotógrafo Marcos Issa, aluno do 1º semestre matutino


 Logo após, Marcos Issa, fotógrafo e proprietário da ArgosFotos, e também aluno do 1º semestre matutino, explicou como a área de fotografia mudou com o advento da câmara digital e o formato IPTC, explicando sobre as oportunidades de trabalho que o bibliotecário possui nessa área que também necessita de profissionais da informação.








A professora Tania Callegaro
No período noturno a biblioteca da FESPSP recebeu os autores do livro Usando filmes na sala de aula para auxiliar professores de educação artística, recém formados, na utilização de recursos fílmicos. A professora Tânia destacou a importância do livro aos bibliotecários, que constantemente desenvolvem ações culturais na biblioteca e, por meio dos textos produzidos pelos pesquisadores de arte educação, poderiam inovar a relação entre o usuário e a biblioteca realizando projetos culturais ao utilizarem os filmes para desenvolverem atividades, reflexões e novas produções.


Paralelamente, durante o dia 12 o Centro Acadêmico Rubens Borba de Moraes agitou toda a comunidade FESPSP com uma feira de troca de livros de literatura e de áreas como Sociologia, Biblioteconomia e Administração.

A Monitoria comemorou com um video especial feito pela aluna do 3º semestre noturno, Renata Postalli: 

2 comentários: