Pular para o conteúdo principal

O bibliotecário-gestor em arquivos: Rosa Beretta



Rosa Beretta, Gerente de Informação da FESPSP

Dentro das nossas comemorações do mês do bibliotecário, a Monitoria conversou com a Gerente de Informação da FESPSP, Rosa Beretta. Com seu perfil de gestora de bibliotecas universitárias e arquivos, Rosa tem um sólido curriculum nessas áreas e lida com a informação em suas variadas vertentes: documental, organizacional, entre outras. Conheça o trabalho de um bibliotecário-gestor em arquivos e bibliotecas universitárias, ou, na terminologia utilizada pela FESPSP, um Gerente de Informação:





“Sou formada pela FESPSP, turma de 1977. Cursei biblioteconomia por que eu fiz um teste vocacional e ele sinalizou o curso de biblioteconomia. Eu frequentava a biblioteca do colégio onde estudei, e por coincidência, quem a organizou foi minha xará, Rosa Maria Corrêa, que faleceu no ano passado, foi professora aqui na FESPSP, fui me informar, decobri que a FESPSP tinha o curso. No primeiro semestre, tive algumas dúvidas: será que é isso que eu quero mesmo? Consegui um estágio no Museu do Folclore e gostei, achei que era aquilo que queria. Depois desse estágio, fui contratada como auxiliar na FMU, gostei muito daquele ambiente de ensino, onde convivemos com diversas áreas do conhecimento, e podemos nos manter atualizados. E assim acabei me especializando em biblioteca universitária. E a minha expectativa era mesmo essa: gerenciar uma biblioteca universitária.”

Rosa chama a atenção para um detalhe: o profissional começa de baixo, e deve passar por todas as áreas. Aos poucos, vai descobrindo e se identificando com determinadas atividades. “Eu gostava muito do trabalho de classificação, sabia a CDD de trás para adiante, então trabalhei muito tempo com o processamento técnico. Pela minha natureza, sempre gostei também da área de gestão e acabei entrando nessa área de gestão de biblioteca universitária.”

Mesmo fora da área de biblioteconomia, Rosa re-descobriu a paixão pela profissão:
“Eu me afastei um pouco do trabalho como bibliotecária, trabalhei num grande grupo de Editoras durante um tempo, mas descobri que eu queria voltar a trabalhar como bibliotecária. Foi quando eu entrei na FESPSP em 2009.”


O profissional de informação e  a Lei de Direitos Autorais

Quanto o profisisonal de informação deve conhecer sobre a Lei de Direitos Autorais? “Tanto quanto a atividade dele assim exigir. Por outro lado, a gente tem que se colocar no lugar do outro: você como compositora produz um cd. Você não tem direito de receber por aquilo que você produziu? A  mesma coisa é o autor: ele levou anos para escrever aquele livro. E mais ainda no Brasil, onde é difícil conseguir publicar o livro. E aí todo mundo sai copiando e disponibilizando? Temos que ter bom senso. Eu acho que produção científica com financiamento público dá direito ao cidadão o livre acesso à pesquisa. Mas, a partir do momento que você usou os próprios recursos, ou a empresa privada investiu naquilo, eu sou contra o livre acesso.”


Dificuldades da carreira

  “A maior dificuladade é a divulgação da nossa profissão: o que é o ser chamado “bibliotecário”, afirma a gestora. “A visão ainda é muito daquela pessoa que guarda o livro na prateleira. E qualquer pessoa que trabalhe dentro de uma biblioteca é um bibliotecário..... O reconhecimento é outra dificuldade. Mas, depois de algum tempo você começa a perceber que o respeito enquanto profissional, o reconhecimento e a parte financeira também você conquista e são consequências do seu desempenho, do seu trabalho. Por outro lado, como bibliotecária, eu nunca fiquei desempregada.”


Para os futuros formandos

 Rosa conta o segredo para a excelência profissional: temos que ter paixão, gostar da sua profissão. “Se você perceber durante o curso que não é isso que você quer para a sua vida, pare e vá em busca de outra área, caso contrário você será uma pessoa infeliz, por que você não está satisfeito consigo mesmo.” E Rosa acrescenta: “É importante também ter muita clareza que a faculdade abre as janelas para o conhecimento da área e nos mostra os caminhos, mas cabe ao aluno/profissional se dedicar e buscar assimilar estes conhecimentos."


Rosa em palesta sobre qualidade e avaliações do MEC

Quem é Rosa Maria Beretta:

- Especialista em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação, FESPSP 2011;
- Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela FESPSP em 1977
Atualmente é a Secretária Acadêmica, Gestora da Biblioteca Histórica,  Biblioteca Universitária, CEDOC e Procuradora Institucional da FESPSP.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e