Pular para o conteúdo principal

A biblioteca mágica Viriato Corrêa




Alunos do primeiro ano visitam a  temática Viriato Correa
Na rede de bibliotecas públicas da cidade de São Paulo, do total de 105 unidades, 10 são bibliotecas temáticas. O bairro de Vila Mariana, que já abrigava uma biblioteca infanto-juvenil referencial por sua coleção de quadrinhos, passou a ser também, desde 2008, a temática em literatura fantástica. Além de clássicos como H. G. Wells, Isaac Isimov, H. P. Lovecraft, a Viriato Correa também promove novos autores nacionais do gênero, inclusive sendo host do Fantasticon, Simpósio de Literatura Fantástica, considerado hoje um dos eventos mais relevantes da literatura fantástica brasileira.

 Os alunos do primeiro semestre visitaram a Biblioteca Viriato Correa com a Professora Maria Rosa Crespo em março e a aluna Ionara Lourenço conversou com a coordenadora, Sandra Machado, sobre acervo, acessibilidade e novas aquisições, acompanhe: 






De arquitetura imponente e intocável desde sua fundação em 1952, a biblioteca Viriato Corrêa localiza-se em meio ao belo bairro da Vila Mariana. Intitulada como Biblioteca Temática de Literatura Fantástica, distribui seu acervo em dois andares e conta ainda com um anfiteatro com capacidade para 101 pessoas. 

Para coordenar um acervo de 39 mil volumes, a bibliotecária Sandra Machado conta com sua equipe, formada por uma bibliotecária e dois auxiliares, responsáveis por atender um fluxo de 80 pessoas por dia, sendo que esse número pode aumentar devido às atividades culturais previstas para cada dia.


Uma dessas atividades foi a visita monitorada, na qual a Viriato Corrêa abriu suas portas para receber o pequeno grupo estudantil do 1°semestre de Biblioteconomia da FESPSP. Orientados pela própria Sandra Machado, o grupo seguiu em tour pelas dependências da biblioteca.  Sempre muito prestativa, Sandra não hesitou em responder algumas perguntas.

MC:  Criar bibliotecas temáticas foi primeiramente uma ideia francesa que a prefeitura acabou adotando. A Viriato Corrêa nasceu para ser uma biblioteca temática?
Sandra Machado:  Não. A biblioteca Viriato Corrêa desde o inicio teve um acervo geral e recebia principalmente um publico infanto-juvenil, mas foi em 2008 que se tornou uma Biblioteca Temática e incorporou obras especificas da literatura fantástica em seu acervo, tendo hoje 2.000 livros sobre o tema.

                                                                                             
MC:  Por ser uma biblioteca pública, como são feitas as novas aquisições, você tem algum tipo de verba?
Sandra Machado:  Não compro os livros, a prefeitura tem uma central que faz essas aquisições e repassam para as bibliotecas de acordo com o tipo de acervo que cada uma tem.

MC:  Em 1952, não se pensava em acessibilidade e hoje a biblioteca não conta com elevador para deficientes. Qual o procedimento quando um cadeirante precisa utilizar o acervo do segundo andar?
Sandra Machado:  Quando o cadeirante vem visitar a biblioteca ele pode pesquisar os livros que precisa no nosso terminal de consulta que fica no térreo e o funcionário que o atender pegará os livros que estiverem no segundo andar.

MC:  A biblioteca conta também com um acervo em Braille, como é feito os empréstimos desses livros?
Sandra Machado:  Os usuários tanto podem utilizar os livros disponíveis aqui na biblioteca como podem receber eles em casa, essa entrega é feita por uma central.

MC:  A Viriato Corrêa tem um bom numero de frequentadores. Você acredita que a biblioteca ajuda no incentivo à leitura?
Sandra Machado:  As pessoas tem uma ideia errônea sobre os jovens não gostarem de ler, eles gostam sim! A biblioteca está cada vez mais se tornando um espaço de convivência, de encontros e isso aproxima muito os usuários das bibliotecas. 



Saiba mais sobre a Biblioteca Viritato Correa aqui e no Facebook.
Acompanhe a programção das Bibliotecas temáticas da cidade de São Paulo aqui.
Pesquise online na rede das bibliotecas públicas municipais de São Paulo aqui.

Um pouco mais sobre literatura fantástica:


 Ionara Lourenço é aluna do 1º semestre noturno

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação