O dia-a-dia do bibliotecário envolve algo a
mais que indexação, catalogação e atendimento ao usuário: entre as competências
que o estudante deve desenvolver está a capacidade para o levantamento de estatísticas
variadas. Alunos de Estatística
Aplicada viveram essa experiência em variados trabalhos de pesquisa no
ano passado e algums mereceram a recomendação para publicação por sua
excelência nos resultados e produto final.
Saiba um pouco como a estatística pode ser utilizada pelo profissional de informação para optimizar processos e auxiliar na tomada de decisões:
A bibliotecária Maria Edite de Souza Bispo, que atua na
biblioteca da Câmara Municipal de São Paulo, elabora a estatística do movimento da biblioteca a partir da coleta de dados referentes à circulação dos livros e dos usuários. Posteriormente, esses dados podem ser trabalhados em gráficos que trazem
resultados que vão nortear a elaboração de uma política de formação e desenvolvimento de coleção.
"A estatística na bilbioteca é muito importante para se estabelecer e realizar as devidas alterações na política administrativa e técnica do setor", diz a bibliotecária. "Para se fazer um pedido de compra de livros, por exemplo, ou para o monitoramento de uma atividade, emprega-se a estatística", afirma a profissional.
A Professora Roseli Gatti ministra a disciplina
Estatística Aplicada para o 4º semestre do curso de
Biblioteconomia. A docente tem
especial atenção ao trabalho final de pesquisa e explica como ele acontece:
Professora Roseli Gatti |
“O trabalho de
pesquisa visa aplicar a teoria da disciplina de estatística na prática, este
tipo de trabalho vem sendo realizado há alguns anos, e tem sido muito bem
aceito pelos alunos. O trabalho é integrado com as disciplinas de Estatística e
Metodologia e suas etapas são :
1) A escolha do
tema e o local em será realizada a pesquisa deverá ser
aprovado pela profa. responsável (Roseli);
2) Realização de um
questionário com perguntas abertas e fechadas;
3) Análise do tamanho
da amostra para determinar a aplicação do método de pesquisa;
4) Aplicação do questiónario;
5) Orientação da Profa. Roseli para utilização dos
fundamentos de estatística e análise dos dados coletados;
6) Orientação da Profa. Vânia para utilização das normas da ABNT na
montagem do trabalho.
7) Apresentação do trabalho em sala de aula.
Juntamente com a
Professora Vânia Funaro, escolhemos o melhor trabalho de pesquisa para
publicação."
A professora Roseli lembra que alguns trabalhos
de pesquisa são utilizados para o desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de
Curso (TCCs).
Em 2012, a Professora recebeu excelentes
trabalhos, e dá um recado para seus próximos alunos: "Quero divulgar os trabalhos que foram recomendados para publicação para
incentivar meus próximos alunos, hoje no 3º semestre, a fazerem trabalhos cada
vez melhores."
Alguns dos trabalhos de 2012 que mereceram o
elogio das Professoras Roseli e Vânia foram: “Quem és tu?”, de Rafael Reche e
Beatrix Gabrielli, do 5º semestre matutino; e “Pesquisa de satisfação ao uso do site da Biblioteca da FAAP", de Filipe Prado e
Rodrigo Martins, do 5º semestre Noturno. Ambos foram indicados para publicarem seus trabalhos em revistas científicas.
Catedral, de Frantisek Kupka (óleo sobre tela, 1913), utilizada em "Quem és tu?" |
A partir da oferta de várias obras de arte, "Quem és tu?" mostra o levantamento das preferências de sua população de pesquisa ao responder à pergunta: no momento de nossas escolhas (de obras de arte), o que nos baseia é nossa razão ou nossa emoção? Assim, Rafael e Beatrix puderam traçar perfis dos entrevistados: uma porcentagem revelou-se mais emocional, outra, mais racional.
O site da biblioteca da FAAP |
E também a análise de um serviço online pode gerar estatísticas que podem embasar sua usabilidade e optimização. Foi o objetivo da dupla Filipe e Rodrigo ao examinarem a qualidade e a utilização dos serviços oferecidos pelo software Pergamum da Biblioteca Central da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). A população envolvida na pesquisa era composta de funcionários, alunos e professores, em análises quantitativa e qualitativa.
Leia sobre como ocorreu o processo de
elaboração do trabalho para esses alunos:
Rafael e Beatrix |
A experiência do
trabalho não só foi interessante pela integração das matérias de estatística e
metodologia como pela característica de liberdade de poder escolher qualquer
tema, para abordá-lo de uma forma prazerosa aliada à caminhada de
desenvolvimento acadêmico. É engraçado pensar que de inicio tínhamos aquela
vontade natural de fazer algum trabalho de temática interessante e nova, mas quanto mais nos reuníamos
para tentar descobrir sobre o que queríamos falar mais longe de um tema
definido ficávamos. Foi a partir de uma conversa casual sobre uma formação
paralela que realizávamos sobre historia da arte que a ideia surgiu, assim, sem
sacrifício, como se já estivesse plantada em nossas mentes desde o inicio e
apenas não desse as caras por preguiça. Foi uma experiência inexplicavelmente
construtiva e enriquecedora, pois possibilitou colocar à prova - de
forma simples e prazerosa para nós - que o bibliotecário é o profissional que
tem a OBRIGAÇÃO de passear, xeretar, palpitar e se aprofundar em toda e qualquer
área do conhecimento e aprender novas coisas diariamente. Não hesitaria em
viver essa experiência novamente.
Beatrix Gabrielli
Realizamos este
trabalho com total confiança e discernimento. A arte por muitos é uma expressão
pessoal e intangível, e conhecê-la, mesmo que superficialmente, é lindo.
Realizamos este trabalho com total apoio da nossa docente, à Senhora Roseli
Gatti. O gosto pessoal pelo tema foi grande e fortificante para desenvolvê-lo com mais prazer. Esperamos, com o
decorrer de nossa jornada acadêmica, realizar tarefas sempre com o total prazer
igualmente realizada neste trabalho
Rafael Reche
Em qualquer estágio da vida de
estudante, realizar um trabalho acadêmico gera aquele frio na barriga, aquela
sensação de que não vai dar tempo ou de que teremos um trabalho hercúleo pela
frente; neste trabalho das disciplinas de Estatística e de Metodologia
Científica Aplicada ao TCC não foi diferente, entretanto, além dessa sensação
inicial podemos incluir a certeza de missão cumprida! (e comprida)!
Não, não foi a união de duas
disciplinas que não se complementam; foi a junção de duas matérias que se
reforçam, afinal devemos embasar nossos trabalhos com fatos e / ou números e
estes não podem ser apresentados de maneira medíocre; uma metodologia deve ser
seguida e executada. Assim pensamos e assim executamos ao levantar um problema,
analisar, ponderar e expor as considerações.
Resultado obtido de maneira
satisfatória que não será limitado às disciplinas propostas, o produto deste
estudo será aplicado na instituição analisada em um período de curto prazo.
Ademais, a execução deste trabalho integrado foi um “avant-première” do que
vamos encarar no trabalho final de conclusão de curso, indubitavelmente.
Filipe Prado e Rodrigo Martins
Os trabalhos aqui mencionados estarão em breve à
disposição para consulta no repositório digital da FESPSP.
E o casal 20 detona mais uma vez!
ResponderExcluir20 ela né..eu ja passei faz tempo.kkkkk
ResponderExcluirAi que delicia. Parabéns a TODOS, pq sei que todos os grupos - tanto matutino quanto noturno- se esforçaram bastante e fizeram otimos trabalhos. :)
ResponderExcluir