Pular para o conteúdo principal

Professora Vânia Funaro realiza oficina sobre Metodologia da Pesquisa




Professora Dra. Vânia Funaro
Que tal uma pausa na sua pesquisa científica para um cafezinho feito com os melhores grãos produzidos no Brasil? Se for em um palacete de 1922, devidamente restaurado, em uma das mais antigas cidades do país, a experiência torna-se melhor ainda! Este foi o cenário da oficina sobre Metodologia da Pesquisa Científica que a Professora Dra. Vânia Funaro realizou na semana passada no Museu do Café, na cidade de Santos, acompanhe seu relato:







Museu do Café
"Dia 22 de março de 2013, das 14h00-17h00, realizei uma oficina sobre Metodologia da Pesquisa Científica, no Museu do Café na cidade de Santos. Esta oficina faz parte das atividades culturais oferecidas pelo Museu e são abertas ao público em geral e de forma gratuita. Participaram da oficina alunos de graduação das universidades de Santos, principalmente alunos do curso de História. Além destes, alunos de pós-graduação em Patrimônio Histórico e Etnologia. O enfoque dado foi os tipos de pesquisas, definição do tema, problemas, objetivos etc. além das normas ABNT para elaboração de trabalho científico (NBR 14724), citação de autores no texto (NBR 10520) e de Referências (NBR 6023). A experiência foi muito gratificante pois participaram pessoas envolvidas no desenvolvimento de pesquisas e de trabalhos acadêmicos. Isto, sem contar com o charme do Museu e da cafeteria com uma quantidade imensa de tipos cafés com sabores. Afinal, temos que unir o útil ao agradável. 

 

A Monitoria recomenda: quando estiver em Santos, visite o Museu do Café, aprecie os melhores grãos moídos na hora, e não deixe de visitar o Centro de Preservação, Pesquisa e Referência Luiz Marcos Suplicy Hafers:

O Centro de Preservação, Pesquisa e Referência Luiz Marcos Suplicy Hafers foi inaugurado em outubro de 2009 com o objetivo de se tornar referência nacional na pesquisa e consulta bibliográfica e documental sobre a história do café no Brasil. Sua instalação foi viabilizada graças ao “Projeto Caixa de Adoção de Entidades Culturais”, iniciativa da Caixa Econômica Federal.

detalhe do Museu do Café
Atualmente o Centro de Preservação, Pesquisa e Referência Luiz Marcos Suplicy Hafers conta com títulos, nacionais e em língua estrangeira, dedicados à história do Brasil, ao agronegócio café, ao folclore nacional e à literatura infantil. Além de obras referenciais de artistas como Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, Darcy Ribeiro, Boris Fausto, Hélio Gaspari, Evaldo Cabral de Mello, Monteiro Lobato, entre tantos outros, o CPPR também possui documentos, jornais, revistas e computadores com acesso à internet para pesquisa.
O Centro de Preservação, Pesquisa e Referência Luiz Marcos Suplicy Hafers funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados entre 9h e 14h. O CPPR está localizado no piso térreo do Museu do Café à rua XV de Novembro, 95, Centro, Santos/SP.

Agendamento de pesquisa Telefone: (13) 3213-1752

E-mail: biblioteca@museudocafe.com.br
(Na mensagem informar nome completo do interessado/instituição e título da pesquisa)



imagens: Blog do Museu do Café 

Comentários

  1. Parabéns Vânia, essa merece um grande café.

    ResponderExcluir
  2. Professora Vânia, parabéns por mais um evento e o Museu é maravilhoso! Por coincidência estive lá no dia seguinte , 23/03/13 e também recomendo a visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação