sábado, março 23, 2013

Professora Vânia Funaro realiza oficina sobre Metodologia da Pesquisa




Professora Dra. Vânia Funaro
Que tal uma pausa na sua pesquisa científica para um cafezinho feito com os melhores grãos produzidos no Brasil? Se for em um palacete de 1922, devidamente restaurado, em uma das mais antigas cidades do país, a experiência torna-se melhor ainda! Este foi o cenário da oficina sobre Metodologia da Pesquisa Científica que a Professora Dra. Vânia Funaro realizou na semana passada no Museu do Café, na cidade de Santos, acompanhe seu relato:







Museu do Café
"Dia 22 de março de 2013, das 14h00-17h00, realizei uma oficina sobre Metodologia da Pesquisa Científica, no Museu do Café na cidade de Santos. Esta oficina faz parte das atividades culturais oferecidas pelo Museu e são abertas ao público em geral e de forma gratuita. Participaram da oficina alunos de graduação das universidades de Santos, principalmente alunos do curso de História. Além destes, alunos de pós-graduação em Patrimônio Histórico e Etnologia. O enfoque dado foi os tipos de pesquisas, definição do tema, problemas, objetivos etc. além das normas ABNT para elaboração de trabalho científico (NBR 14724), citação de autores no texto (NBR 10520) e de Referências (NBR 6023). A experiência foi muito gratificante pois participaram pessoas envolvidas no desenvolvimento de pesquisas e de trabalhos acadêmicos. Isto, sem contar com o charme do Museu e da cafeteria com uma quantidade imensa de tipos cafés com sabores. Afinal, temos que unir o útil ao agradável. 

 

A Monitoria recomenda: quando estiver em Santos, visite o Museu do Café, aprecie os melhores grãos moídos na hora, e não deixe de visitar o Centro de Preservação, Pesquisa e Referência Luiz Marcos Suplicy Hafers:

O Centro de Preservação, Pesquisa e Referência Luiz Marcos Suplicy Hafers foi inaugurado em outubro de 2009 com o objetivo de se tornar referência nacional na pesquisa e consulta bibliográfica e documental sobre a história do café no Brasil. Sua instalação foi viabilizada graças ao “Projeto Caixa de Adoção de Entidades Culturais”, iniciativa da Caixa Econômica Federal.

detalhe do Museu do Café
Atualmente o Centro de Preservação, Pesquisa e Referência Luiz Marcos Suplicy Hafers conta com títulos, nacionais e em língua estrangeira, dedicados à história do Brasil, ao agronegócio café, ao folclore nacional e à literatura infantil. Além de obras referenciais de artistas como Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, Darcy Ribeiro, Boris Fausto, Hélio Gaspari, Evaldo Cabral de Mello, Monteiro Lobato, entre tantos outros, o CPPR também possui documentos, jornais, revistas e computadores com acesso à internet para pesquisa.
O Centro de Preservação, Pesquisa e Referência Luiz Marcos Suplicy Hafers funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados entre 9h e 14h. O CPPR está localizado no piso térreo do Museu do Café à rua XV de Novembro, 95, Centro, Santos/SP.

Agendamento de pesquisa Telefone: (13) 3213-1752

E-mail: biblioteca@museudocafe.com.br
(Na mensagem informar nome completo do interessado/instituição e título da pesquisa)



imagens: Blog do Museu do Café 

2 comentários:

  1. Parabéns Vânia, essa merece um grande café.

    ResponderExcluir
  2. Professora Vânia, parabéns por mais um evento e o Museu é maravilhoso! Por coincidência estive lá no dia seguinte , 23/03/13 e também recomendo a visita.

    ResponderExcluir