Pular para o conteúdo principal

Aconteceu na FaBCI - Mentoria Voluntária - Depoimentos do semestre

Durante o primeiro semestre foi realizada mais uma edição do Programa de  Mentoria Voluntária, composta por diversos professores da FaBCI.

(Se você não se recorda do que é o programa, sugerimos que veja esse link)

Nesse semestre, tivemos uma contribuição da professora Valéria Valls, que foi uma das Mentoras Voluntárias. Abaixo também temos depoimentos de alguns alunos que participaram como mentorandos. 


Imagem: Google Imagens

A experiência de ser uma mentora voluntária

Em 2016 a Profa. Adriana divulgou em revista científica seu projeto de pesquisa "Coaching e mentoria nos processos de orientação à pesquisa acadêmica, no curso de graduação da FaBCI" e conversamos sobre a possibilidade de um Programa de Mentoria Voluntária ser implantado de fato no nosso curso. A ideia virou projeto, o projeto virou realidade e em 2017 foi lançado o 1o edital para seleção de mentorados. Em 2019 já estamos na 5a edição do programa e tenho muito orgulho de ter participado desde o início, tendo o privilégio de acompanhar o Jefferson Corredor e a Rosângela Ponce (somente na 1a edição foram dois mentorados por mentor), a Mariane Galvani, a Fernanda do Nascimento, a Daniele Moreira e agora em 2019_2 o Felipe Santos.

A experiência traz um grande aprendizado pessoal e profissional. Tanto entre nós, mentores, que no início do programa nos capacitamos em técnicas e metodologias quanto na relação direta mentor/mentorado. Além disso, sinto que entre o grupo de mentores houve grande aproximação, pois em algumas situações nos colocamos de maneira mais pessoal e pudemos vivenciar momentos muito emocionantes, já que olhar para nossa trajetória pessoal e profissional nos ajuda a perceber como podemos ajudar os jovens profissionais que nos procuram. Eu pessoalmente fico com "frio na barriga" cada vez que um edital é lançado, pensando: "será que alguém vai me indicar?" e fico muito feliz quando isso acontece e posso iniciar uma nova parceria mentora/mentorado(a).

"O que acontece na mentoria, fica na mentoria" e o processo, de forma geral, é de muita colaboração e parceria. Sentir que posso ajudar alguém nas suas escolhas, inquietações, dúvidas... me deixa muito feliz. É uma troca constante, de forma geral muito prazerosa, principalmente porque o processo não tem cobranças. Segue o fluxo de interesse do mentorado e alguns estímulos do mentor, para que o programa possa se desenvolver em todas as suas etapas.

Tenho muito orgulho de fazer parte desse projeto e desejo vida longa ao nosso Programa de Mentoria Voluntária!

Valéria Valls



 Abaixo, alguns relatos de mentorados do último semestre:

“Comecei a mentoria cheia de dúvidas e incertezas, angustiada com o futuro profissional. Tenho orgulho de dizer que saio dela muito feliz cheia de boas incertezas, com nenhuma resposta de como será minha trajetória daqui pra frente, mas cheia de possibilidades e com uma certeza: nosso caminho se faz enquanto caminhamos. Não adianta querer planejar a vida no começo dela, pois ao longo do percurso uma variedade de coisas pode acontecer e nos mostrar outras mil oportunidades que nunca imaginamos. A mentoria é mais uma das coisas que se constroem enquanto acontecem. Se trata de dedicação, conversa, reflexão e a formação de laços importantes. Mentoria implica liberdade, uma maravilhosa liberdade que permite a construção e reconstrução de uma obra que, somente ao final de tudo, lhe permite ver como cada etapa foi importante para formar uma bela história. Obrigada FaBCI”.

“O apoio dado neste momento é muito importante não só para o crescimento do aluno - seja qual for sua necessidade - mas também para criação de um vínculo de proximidade com o docente. É nesse momento que o aluno tem a oportunidade de visualizar as opiniões e conselhos dos docentes de outra forma, desconsiderando o fator acadêmico, imposto durante as aulas, mas trazendo um fator humano, de empatia e compaixão. Muito além de um apoio no desenvolvimento acadêmico e profissional, a Mentoria se mostra um processo de proximidade entre pessoas (docentes e discentes) e principalmente de crescimento do ser humano, trazendo uma perspectiva maior referente a diversos assuntos, pois durante os encontros, frequentemente, compartilhamos questões mais pessoais. Posso afirmar que o processo me transformou muito além de me auxiliar! Ao final da mentoria, a palavra que posso dizer a todos os docentes que fazem parte desse grande e admirável projeto é GRATIDÃO. Espero que o projeto possa continuar por muitos anos, contando cada vez mais com a participação dos alunos e professores, e que muitas pessoas consigam sentir a sensação de colaboração que é passada”.

“Uma experiência muito enriquecedora, pois ter oportunidade de contato mais próximo com um professor, disposto a te ouvir e ajudar nesta caminhada, é algo muito especial. Recomendo a todos os colegas e incentivo fortemente que os professores continuem com esse trabalho, porque contatos mais humanos como estes fazem muita diferença em nossa formação”.

“Essa oportunidade foi incrível, eu adorei todos os encontros e dinâmicas que fizemos, com certeza saio dessa experiência com outra cabeça e com um objetivo mais determinado, que é trabalhar com a área técnica. Agradeço imensamente a oportunidade”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação