Pular para o conteúdo principal

Relatos sobre a palestra de Rosângela P. Batista sobre e o repositório digital da SBPC

Nesse mês de outubro, tivemos a visita da Rosângela P. Batista durante a disciplina de Gestão da Informação em Plataformas Digitais com o professor Wellington Rodrigues. Ela falou um pouco sobre sua experiência com o repositório da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Temos dois relatos sobre a visita, vamos conferir:


Por: Juliana Furlani de Souza, Noturno

Ao longo da faculdade tenho escutado de muitos colegas a insegurança de trabalharem solo depois de se formarem. Quando se trata de tecnologia, parece que o receio é ainda maior: será que dou conta?
A Rosângela é recém-formada em Biblioteconomia (seu diploma está fresquinho!) e mergulhou de cabeça no projeto do repositório digital da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entidade voltada para a defesa do desenvolvimento tecnológico, educacional e científico no Brasil.

Durante muito tempo ela trabalhou em uma biblioteca universitária e em 2017 começou a sua saga no repositório da SBPC como estagiária. Foi contratada como analista e em março foi promovida para bibliotecária. Mas ela conta que não foi fácil chegar lá. Durante a graduação, a Rosângela sempre mostrou interesse por tecnologia e batalhou bastante para conseguir o que queria: buscou capacitação, trabalhou no networking e estudou, estudou e estudou.

Quando ela finalmente conseguiu o job, o repositório da SBPC tinha acabado de ser implantado. Para entender a importância do seu trabalho, o repositório tem como função promover a gestão da informação e a disseminação técnico-científica das ações da SBPC, visando a organização, armazenamento, recuperação e promoção do livre acesso ao conhecimento produzido pela instituição.

Para tanto, a Rosângela vem trabalhando para tornar a plataforma mais amigável e intuitiva ao usuário e aplicando muita coisa que aprendeu na faculdade, como a criação de wireframes, realização de consulta aos principais usuários sobre os termos mais adequados para as labels do site, organização das coleções do repositório e análise dos documentos submetidos. Outras de suas rotinas são: revisão das normas biblioteconômicas, criação de fluxo de trabalho, treinamento de usuários e interlocução com a equipe de TI.

O repositório ainda está no início de sua trajetória, mas muito está sendo feito para aumentar sua visibilidade. Caso vocês tenham interesse em conhecer mais sobre o repositório e sobre o trabalho da Rosângela, o site está aqui: http://sbpcacervodigital.org.br.

Alunos do noturno com a Rosângela (de branco e cinza)

Por: Tauane Lima

Eu conhecia a Rosângela pelos corredores da Fespsp e sempre a achei bastante simpática. Na primeira parte da aula, o professor Wellington falou sobre os identificadores persistentes utilizados em repositórios institucionais e na segunda parte da aula teve a fala da Rosângela sobre sua experiência em repositório digital. Eu particularmente me senti muito a vontade, porque a fala dela foi muito de igual pra igual, como em uma conversa com os nossos colegas.

A Rosângela fez uma breve apresentação da SBPC, o que faz, mostrou o estatuto da instituição, um pouco da trajetória da implantação do repositório, que começou lá em 2004, com a proposta de um lugar que fosse guardar o arquivo histórico da instituição, começaram a trabalhar nele e só no segundo semestre de 2016 que foi implantado e disponibilizado o repositório na instituição.

Basicamente a Rô, pode falar a famosa frase “cheguei aqui, quando tudo era mato” (risos), organizando as comunidades no repositório, pedindo aos funcionários que colocassem suas produções lá e fazendo a digitalização da memória histórica da instituição. De início o foco foram os periódicos, depois de um certo tempo ela percebeu que precisava de algumas mudanças no layout, alguns funcionários reclamavam também e com a ajuda de todos que usavam o repositório e a equipe de TI, deixaram o site com uma cara bem mais atual e acessível.

Foi o máximo ver alguém falando sobre essa experiência porque agrega muito ao conteúdo da aula. Ela deu várias dicas pra quem quer seguir esse caminho, falou e mostrou um pouco da rotina do bibliotecário em repositório digital. Obrigada por compartilhar essa experiência conosco, Rosângela e saiba que eu também sou mega curiosa e com certeza eu fuçaria o repositório de cabo a rabo pra descobrir o que tem, o que faz e fazer besteira hahaha. Obrigada professor Well, por essas aulas diferentes e que agregam tanto na nossa jornada universitária.


A bibliotecária Rosângela. Crédito: Professor Wellington


A opinião dos colunistas e dos relatos publicados não representam necessariamente a posição da FaBCI da FESPSP, ou de sua Monitoria Científica. A responsabilidade total é do(a) autor(a)do texto.

Comentários

  1. Obrigada, Ju e Tauane, pelos comentários e pelo feedback de nossa conversa na FESPSP! Foi bem bacana estar aí com vocês! Tauane, só queria fazer umas correções: o Projeto Memória nasceu em 2004, com o objetivo de organizar, armazenar e preservar o arquivo histórico da SBPC e, posteriormente, disponibilizá-lo para consulta através de meios eletrônicos, publicações, entre outros. A digitalização dos documentos armazenados no Centro de Memória são responsabilidade do Centro. Em 2016, o Acervo Digital foi criado para ampliar o acesso à informação e à disseminação técnico-científica das ações e atividades da SBPC. De momento, estamos submetendo documentos que já nasceram digitais, incluindo parte dos periódicos que estavam disponíveis nesse formato. Um grande abraço,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv