Pular para o conteúdo principal

Entrevista com o professor Ivan Russeff

O dia dos professores foi ontem, 15 de outubro, mas a MC não poderia deixar de fazer uma homenagem a todos esses que nos fazem seres humanos melhores. :-)
Parabéns a todas as pessoas que dedicam suas vidas para compartilhar ensinamentos, principalmente num período tão crítico, como esse.

E para celebrar esse momento especial, a MC fez uma entrevista com ninguém mais, ninguém menos do que nosso professor ultra querido, Ivan Russeff. <3 br="">

Fonte: MC FaBCI/FESPSP
1) Conte-nos brevemente sobre sua carreira e atuação na Fespsp.
Atuei como professor da antiga escola primária e de Alfabetização de Adultos, em escolas da periferia de São Paulo, por cinco anos. Após concluir meus estudos superiores (Letras e Direito), cursei os cursos de Pós-Graduação –lato-sensu- de Literatura Portuguesa e Literatura Brasileira, na Fundação do ABC, em Santo André. A seguir, atuei como professor temporário e, depois, efetivo do Ensino Básico (Fund. 2  e Médio), por 30 anos, na rede pública do Estado de São Paulo. Trabalhei, concomitantemente, como Secretário de Administração  e de Cultura, nas gestões petistas dos municípios de Diadema (década de 1970) e Ribeirão Pires (década de 1990), no ABC paulista.  Tardiamente (aos 40 anos), concluí os cursos de mestrado e doutorado na PUC/SP (Educação) e fui lecionar na Universidade Católica de Campo Grande/MS, nos cursos de Letras, Filosofia e Pedagogia. A seguir, iniciei a minha carreira como professor do Programa de Mestrado em Educação, na mesma Universidade, por cinco anos. Vindo para São Paulo, em 2005, concluí o Pós-Doutorado, em Educação, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 2006, ingressei na Fespsp, a convite do professor Jorge Nagle, conselheiro desta Fundação e meu orientador no Doutorado e Mestrado, onde me encontro, até hoje, lecionando nos cursos de Pós-Graduação (Estudos Brasileiros) e Graduação (Biblioteconomia).

2) Porque você leciona no curso Biblioteconomia e Ciência da Informação?
Meu ingresso no curso de Biblioteconomia se deu em virtude de o professor de Língua Portuguesa anterior ter saído; com a vacância do cargo e a necessidade urgente de um substituto, a minha indicação foi inevitável. 

3) Quais são as maiores dificuldades e conquistas para ser um Bibliotecário e Professor no curso Biblioteconomia e Ciência da Informação?
Bem, quanto às dificuldades enfrentadas pelos futuros bibliotecários, arrisco-me a dizer, na condição de leigo (não sou um profissional da Biblioteconomia), que a par da óbvia concorrência no mercado de trabalho e da falta de políticas públicas efetivas voltadas para a criação de Bibliotecas (públicas e/ou privadas) e provimento de seus cargos por profissionais bibliotecários, o grande desafio é o da formação inicial de qualidade (nos cursos superiores) e o da formação continuada desses profissionais (em serviço e em cursos de especialização e extensão). O mesmo se dá como desafio para os professores dos cursos de Biblioteconomia; ou seja, boa formação técnico-científica e humanista de seus especialistas, mestres e doutores, além do suporte das instituições (verdadeiramente acadêmicas e de nível superior) em que atuam. Quanto às conquistas... pode-se adiantar:
1. As medidas protetivas legais, recentemente institucionalizadas e firmadas no campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Assim, o cargo/função de bibliotecário, deve ser ocupado só por profissionais bibliotecários.
2. A firmeza dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia na defesa do exclusivo campo de atuação de seus profissionais, bem como, a atuação vigilante com relação à qualidade da formação de seus futuros profissionais.
3. Por último, mas não menos importante, a “brava resistência” de cursos superiores, da área, que insistem em oferecer, em meio a tanta mediocridade, um curso de formação de qualidade, como ocorre com a nossa Fespsp.

4) Para uma carreira de sucesso, quais as dicas que você dá aos nossos leitores?
Quanto às “dicas” para uma carreira de sucesso, nova intromissão de um leigo na área: cuidar da formação profissional de forma paciente e rigorosa; assim, a formação teórica inicial, somada à experiência obtida, aos poucos e de forma obstinada, nos estágios e, depois, na atuação profissional (junto com o desejo de formação teórico-prática e humanista permanentes) destacam-se como a óbvia “dica” para o bom termo de nossa carreira profissional.

Evoé!
São Paulo, 03 de setembro de 2019.
Ivan Russeff


Aproveitamos para destacar outros conteúdos importantes sobre o professor Ivan:

https://monitoriafabci.blogspot.com/2013/05/a-discussao-sobre-reducao-da-maioridade.html

https://monitoriafabci.blogspot.com/2017/05/se-liga-fabci-84-anos-da-fespsp-e-50.html

https://monitoriafabci.blogspot.com/2010/09/professor-ivan-russeff-fala-sobre-os.html

https://monitoriafabci.blogspot.com/2017/05/serie-prazer-em-conhecer-com-prof-ivan.html

Comentários

  1. Tive aulas com o Ivan em 2009 no curso de biblio, confesso que saia encantada depois de cada aula ministrada por ele...saudades desse ótimo professor. Gratidão sempre!

    ResponderExcluir
  2. Tive a honra de ser aluna do querido professor Ivan Russef no curso de Letras. E seu ensino foi um marco na minha trajetoria, tanto profissional quanto pessoal. Simplesmente inesquecível. Muito obrigada, professor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação