Por: Wanderson Scapechi
No dia 23/09/2019, tive a oportunidade de participar como ouvinte do “Seminário Retratos da Leitura – Bibliotecas Escolares: Bibliotecas na escola fazem a diferença?, realizado pelo Instituto Pró-Livro (http://prolivro.org.br/home/), nas dependências do Itaú Cultural (https://www.itaucultural.org.br/), com o intuito de apresentar e debater sobre os resultados da 4ª edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” (http://prolivro.org.br/home/atuacao/25-projetos/pesquisas/8681-pesquisa-retratos-da-leitura-bibliotecas-escolares-arquivo), considerando as bibliotecas escolares e seu impacto na aprendizagem dos alunos do ensino básico.
O estudo é bastante extenso, mas muito rico, por isso eu sugiro a leitura na íntegra. Todavia, vejo que ele revela aquilo que nós educadores/bibliotecários já sabemos: que as escolas que possuem bibliotecas funcionando de forma orgânica e sistemática impactam diretamente e positivamente no desenvolvimento e aprendizado de seus alunos.
Além da apresentação dos resultados, diferentes profissionais ligados ao livro, leitura e bibliotecas abrilhantaram o evento com profícuas discussões que muito contribuíram para se pensar os caminhos e os descaminhos percorridos pelas bibliotecas escolares.
Nesse sentido, acredito que evento foi uma ótima oportunidade para que nós participantes pudéssemos pensar os desafios a serem enfrentados pelo Brasil para a universalização das bibliotecas escolares, espaços tão caros na formação de pessoas emancipadas e críticas, mediante o acesso e apropriação da informação.
No dia 23/09/2019, tive a oportunidade de participar como ouvinte do “Seminário Retratos da Leitura – Bibliotecas Escolares: Bibliotecas na escola fazem a diferença?, realizado pelo Instituto Pró-Livro (http://prolivro.org.br/home/), nas dependências do Itaú Cultural (https://www.itaucultural.org.br/), com o intuito de apresentar e debater sobre os resultados da 4ª edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” (http://prolivro.org.br/home/atuacao/25-projetos/pesquisas/8681-pesquisa-retratos-da-leitura-bibliotecas-escolares-arquivo), considerando as bibliotecas escolares e seu impacto na aprendizagem dos alunos do ensino básico.
O estudo é bastante extenso, mas muito rico, por isso eu sugiro a leitura na íntegra. Todavia, vejo que ele revela aquilo que nós educadores/bibliotecários já sabemos: que as escolas que possuem bibliotecas funcionando de forma orgânica e sistemática impactam diretamente e positivamente no desenvolvimento e aprendizado de seus alunos.
Além da apresentação dos resultados, diferentes profissionais ligados ao livro, leitura e bibliotecas abrilhantaram o evento com profícuas discussões que muito contribuíram para se pensar os caminhos e os descaminhos percorridos pelas bibliotecas escolares.
Nesse sentido, acredito que evento foi uma ótima oportunidade para que nós participantes pudéssemos pensar os desafios a serem enfrentados pelo Brasil para a universalização das bibliotecas escolares, espaços tão caros na formação de pessoas emancipadas e críticas, mediante o acesso e apropriação da informação.
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