O XXVIII CBBD 2019 (que é o Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação) aconteceu no início de outubro, em Vitória (ES) e trouxe bastante novidades.
Abaixo trazemos alguns depoimentos de quem esteve por lá. :-)
Por: Valéria Valls
No CBBD 2019 só deu FESPSP! Foram 13 trabalhos, entre apresentações orais e pôsteres que envolveram docentes e ex-alunos (comunicando seus TCC´s), além da presença de ex-alunos da graduação e da pós divulgando suas pesquisas de mestrado. Além disso, 8 docentes participaram da Comissão Científica, responsável por analisar e aprovar os trabalhos que foram aprovados no Congresso (https://www.cbbd2019.com/organizacao). E alguns docentes e ex-alunos também mediaram mesas e fizeram moderações, ajudando a Organização do evento.
Eu apresentei dois trabalhos. O primeiro foi "Gestão de makerspaces de bibliotecas sob a ótica da Nova Biblioteconomia", resultado do TCC de graduação do Jefferson André de Jesus Corredor. Como co-autora pude representar o Jeff e comunicar o seu excelente trabalho, que pode ser visualizado no link http://biblioteca.fespsp.org.br:8080/pergamumweb/vinculos/000009/0000093e.pdf
Além disso, com muita alegria, divulguei nacionalmente o projeto da Monitoria Científica, projeto realizado a 22 mãos (considerando os 10 monitores do projeto e eu). O trabalho "A Monitoria Científica do curso de biblioteconomia da FaBCI/FESPSP" foi escrito por mim e teve como co-autores a Daniela de Oliveira Correia, a Marina Chagas Oliveira e o Wellington Ferreira Rodrigues. A Daniela estava presente no CBBD e pode dividir comigo esse momento tão especial. O blog da Monitoria https://monitoriafabci.blogspot.com/ foi tema de comentários de docentes e estudantes de outras instituições, o que é muito importante para o nosso curso e Faculdade.
Além disso, fui co-autora de outros dois trabalhos, um com o Prof. José Mário (Atividades complementares do curso de Biblioteconomia da FaBCI/FESPSP e sua integração com a Agenda 2030) e outro com a Profa. Adriana (Mentoria Voluntária no curso de Biblioteconomia da FaBCI-FESPSP), excelente oportunidade para divulgarmos o que fazemos de diferente e inovador no curso de Biblio da FESPSP.
O CBBD também é um momento de rever os amigos, destaco três ex-professores do curso: o Prof. Cláudio Marcondes (que está na USP de Ribeirão Preto hoje), a Profa. Telma de Carvalho (da Universidade Federal de Sergipe) e a Profa. Elisa Machado (da UNIRIO), todos egressos do curso de Biblio da FESPSP e hoje docentes de destaque em suas respectivas instituições de ensino.
A comitiva CBBD 2019 contou com ex-alunos e professores e prestigiamos uns aos outros nas apresentações de trabalhos, o que tornou a participação da FaBCI no Congresso um momento de aprendizado, troca e... diversão. Ah, nosso lema foi "O que acontece em Vitória, fica em Vitória". Não vou comentar os motivos :)
Por: Adriana Souza
O XXVIII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, 2019, com o tema "Desigualdade e Democracia: qual o papel das bibliotecas?" Foi marcante em muitos aspectos para mim, seja como parte do grupo de trabalho da FEBAB, seja como docente da FESPSP, na apresentação de trabalhos em conjunto com os alunos e com a Valéria Valls, parceira profissional.
Comecei o CBBD participando da moderação de pôsteres: ideias e ações, no dia 01/10, das 9h às 17h, com 50 trabalhos apresentados sobre diversas temáticas em Biblioteconomia, para mais informações: https://docs.wixstatic.com/ugd/a965c4_d9ebb2bc8b2a4997969a992fb2eb24a2.pdf
No segundo dia, foi a vez de escutar a 1a Conferência: Bibliotecas e centros comunitários como espaços para promover a democracia, combater a desinformação e desigualdade, com David Nemer (brasileiro, de Vitória/ES, mas que vive nos EUA em Virginia). Sua fala foi muito atual e necessária em termos de nossos problemas sociais, políticos e econômicos, perpassando as fake news, as tecnologias e a interação humana nesse processo, fantástico!
Como responsável pelo estande da FEBAB durante o congresso, tivemos várias ações no espaço: 1) venda, sorteios e lançamento de livros sobre Empreendedorismo na Biblioteconomia, no qual a Valéria Valls tem um capítulo escrito; o lançamento do livro sobre Biblioteca Escolar: memória, práticas e desafios, dos organizadores: Jussara Santos Pimenta, Marcos Leandro Freitas Hubner, Hélder Henriques e Márcio Ferreira da Silva, entre outros. 2) Mentorias sobre diversos assuntos: RDA, Design Thinking, Empreendedorismo, Acessibilidade, Coaching, Biblioteca Escolar. 3) Venda de produtos da nova campanha da FEBAB: "Bibliotecas por um mundo melhor". Foram vendidos aventais, bottons, sacolas e corujas.
Em parceria com a Valéria Valls, alunas da graduação e pós-graduação, apresentamos trabalhos orais:
1) User Experience (UX): casos em Bibliotecas Universitárias Internacionais / Marina Chagas Oliveira; Adriana Maria de Souza;
2) Mentoria Voluntária no curso de Biblioteconomia da FaBCI-FESPSP / Adriana Maria de Souza; Valéria Martin Valls;
3) A carreira do bibliotecário frente à empregabilidade no Séc. XXI / Angélica Cintra Fermann; Adriana Maria de Souza.
Os dias foram bastante intensos, mas a satisfação do dever cumprido de fazer parte da FEBAB e de sua comemoração de 60 anos de vida e, também, dos 65 do CBBD, não tem preço! Fazer parte do Movimento Associativo me fez ver que nunca será o bastante, portanto, todos os dias temos que defender a Agenda 2030, a Biblioteconomia Social, as Comissões Representativas: Bibliotecas Prisionais, Públicas, Escolares, Jurídicas, de Artes, Federais, Universitárias, sendo que estas precisam ter voz e que sejamos o Advocacy de uma Biblioteconomia democrática, colaborativa, unida e fortalecida! Dessa maneira, acredito que com a docência temos um espaço ideal para imprimirmos esses preceitos aos estudantes de Biblioteconomia! Gratidão à FEBAB e à FaBCI/FESPSP por me fazerem crescer como cidadã e profissional.
Por: Gabriel Justino:
"Quase metade do mês e esse mês de outubro começou com muitas expectativas, principalmente no que tange o CBBD de 2019, sediado em Vitória, no qual apresentei dois artigos, um sobre o InFoco e outro fruto de meu TCC desenvolvido na FESPSP intitulado de: A construção da imagem do bibliotecário na série televisiva Castelo Rá-Tim-Bum.
Sem dúvida por ser o meu primeiro CBBD, teve um gosto especial, cada novidade, cada palestra na qual participei me revigorou e me mostrou mais uma vez que escolhi a profissão certa para trilhar.
Assisti a algumas palestra sobre bibliotecas prisionais que foram inspiradoras e mostram como o poder dos livros e de uma biblioteca transforma vidas. Aprendi como os bibliotecários devem trabalhar em prol do acesso aberto e como isso contribuirá contra as Fake News e aprendi também que existem muitos bibliotecários que lutam para que tenhamos um acesso democrático ao conhecimento e que isso quando chegar à nossa sociedade, a mudará por completo, pois só uma sociedade munida de informação, conhecimento e principalmente uma sociedade leitora é que poderá nos conduzir para um mundo melhor em que todas as pessoas tenham a mesma condição de oportunidades"
Por: Marina Chagas Oliveira
Tive o prazer em apresentar uma versão reduzida do meu TCC no XXVIII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação deste ano. O evento aconteceu em Vitória -ES, uma capital pouquíssimo explorada pelo turismo.
Havia muito o que fazer durante o CBBD. Além da programação "normal" ocorriam simultaneamente: o X Seminário Brasileiro de Bibliotecas das Instituições da Rede Federal, o I Fórum de Bibliotecas Universitárias, o IV Fórum da Biblioteconomia Escolar: Pesquisa e Prática, o II Fórum das Bibliotecas de Arte, o VI Seminário Nacional de Documentação e Informação Jurídicas e o V Encontro de Estudos e Pesquisas em Catalogação.
Minha apresentação foi escalada para o último dia, então tive tempo o suficiente para assistir grandes palestras da programação principal (que serão disponibilizadas no site da FEBAB), e fazer parte do Fórum das Bibliotecas Universitárias e ouvir grandes nomes nacionais e internacionais debatendo sobre acesso aberto e estratégias de incentivo e divulgação da pesquisa científica universitária.
Foi a primeira vez que participei de um evento tão grande, capaz de reunir bibliotecários do país inteiro, além dos grandes órgãos de nossa classe. A união dos profissionais em busca do mesmo objetivo, compartilhando ideais e experiências é simplesmente inspirador e nos dá a certeza de estar no caminho certo.
Abaixo trazemos alguns depoimentos de quem esteve por lá. :-)
Início do CBBD com professores e ex-alunos da Fespsp |
Por: Valéria Valls
No CBBD 2019 só deu FESPSP! Foram 13 trabalhos, entre apresentações orais e pôsteres que envolveram docentes e ex-alunos (comunicando seus TCC´s), além da presença de ex-alunos da graduação e da pós divulgando suas pesquisas de mestrado. Além disso, 8 docentes participaram da Comissão Científica, responsável por analisar e aprovar os trabalhos que foram aprovados no Congresso (https://www.cbbd2019.com/organizacao). E alguns docentes e ex-alunos também mediaram mesas e fizeram moderações, ajudando a Organização do evento.
Eu apresentei dois trabalhos. O primeiro foi "Gestão de makerspaces de bibliotecas sob a ótica da Nova Biblioteconomia", resultado do TCC de graduação do Jefferson André de Jesus Corredor. Como co-autora pude representar o Jeff e comunicar o seu excelente trabalho, que pode ser visualizado no link http://biblioteca.fespsp.org.br:8080/pergamumweb/vinculos/000009/0000093e.pdf
Além disso, com muita alegria, divulguei nacionalmente o projeto da Monitoria Científica, projeto realizado a 22 mãos (considerando os 10 monitores do projeto e eu). O trabalho "A Monitoria Científica do curso de biblioteconomia da FaBCI/FESPSP" foi escrito por mim e teve como co-autores a Daniela de Oliveira Correia, a Marina Chagas Oliveira e o Wellington Ferreira Rodrigues. A Daniela estava presente no CBBD e pode dividir comigo esse momento tão especial. O blog da Monitoria https://monitoriafabci.blogspot.com/ foi tema de comentários de docentes e estudantes de outras instituições, o que é muito importante para o nosso curso e Faculdade.
Além disso, fui co-autora de outros dois trabalhos, um com o Prof. José Mário (Atividades complementares do curso de Biblioteconomia da FaBCI/FESPSP e sua integração com a Agenda 2030) e outro com a Profa. Adriana (Mentoria Voluntária no curso de Biblioteconomia da FaBCI-FESPSP), excelente oportunidade para divulgarmos o que fazemos de diferente e inovador no curso de Biblio da FESPSP.
O CBBD também é um momento de rever os amigos, destaco três ex-professores do curso: o Prof. Cláudio Marcondes (que está na USP de Ribeirão Preto hoje), a Profa. Telma de Carvalho (da Universidade Federal de Sergipe) e a Profa. Elisa Machado (da UNIRIO), todos egressos do curso de Biblio da FESPSP e hoje docentes de destaque em suas respectivas instituições de ensino.
Valéria Valls e Cláudio Marcondes |
A comitiva CBBD 2019 contou com ex-alunos e professores e prestigiamos uns aos outros nas apresentações de trabalhos, o que tornou a participação da FaBCI no Congresso um momento de aprendizado, troca e... diversão. Ah, nosso lema foi "O que acontece em Vitória, fica em Vitória". Não vou comentar os motivos :)
Por: Adriana Souza
O XXVIII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, 2019, com o tema "Desigualdade e Democracia: qual o papel das bibliotecas?" Foi marcante em muitos aspectos para mim, seja como parte do grupo de trabalho da FEBAB, seja como docente da FESPSP, na apresentação de trabalhos em conjunto com os alunos e com a Valéria Valls, parceira profissional.
Comecei o CBBD participando da moderação de pôsteres: ideias e ações, no dia 01/10, das 9h às 17h, com 50 trabalhos apresentados sobre diversas temáticas em Biblioteconomia, para mais informações: https://docs.wixstatic.com/ugd/a965c4_d9ebb2bc8b2a4997969a992fb2eb24a2.pdf
Professoras da FaBCI |
No segundo dia, foi a vez de escutar a 1a Conferência: Bibliotecas e centros comunitários como espaços para promover a democracia, combater a desinformação e desigualdade, com David Nemer (brasileiro, de Vitória/ES, mas que vive nos EUA em Virginia). Sua fala foi muito atual e necessária em termos de nossos problemas sociais, políticos e econômicos, perpassando as fake news, as tecnologias e a interação humana nesse processo, fantástico!
Maria Rosa, David e Valéria Valls |
Como responsável pelo estande da FEBAB durante o congresso, tivemos várias ações no espaço: 1) venda, sorteios e lançamento de livros sobre Empreendedorismo na Biblioteconomia, no qual a Valéria Valls tem um capítulo escrito; o lançamento do livro sobre Biblioteca Escolar: memória, práticas e desafios, dos organizadores: Jussara Santos Pimenta, Marcos Leandro Freitas Hubner, Hélder Henriques e Márcio Ferreira da Silva, entre outros. 2) Mentorias sobre diversos assuntos: RDA, Design Thinking, Empreendedorismo, Acessibilidade, Coaching, Biblioteca Escolar. 3) Venda de produtos da nova campanha da FEBAB: "Bibliotecas por um mundo melhor". Foram vendidos aventais, bottons, sacolas e corujas.
Em parceria com a Valéria Valls, alunas da graduação e pós-graduação, apresentamos trabalhos orais:
1) User Experience (UX): casos em Bibliotecas Universitárias Internacionais / Marina Chagas Oliveira; Adriana Maria de Souza;
2) Mentoria Voluntária no curso de Biblioteconomia da FaBCI-FESPSP / Adriana Maria de Souza; Valéria Martin Valls;
3) A carreira do bibliotecário frente à empregabilidade no Séc. XXI / Angélica Cintra Fermann; Adriana Maria de Souza.
Fonte: Arquivo pessoal de Adriana Souza |
Os dias foram bastante intensos, mas a satisfação do dever cumprido de fazer parte da FEBAB e de sua comemoração de 60 anos de vida e, também, dos 65 do CBBD, não tem preço! Fazer parte do Movimento Associativo me fez ver que nunca será o bastante, portanto, todos os dias temos que defender a Agenda 2030, a Biblioteconomia Social, as Comissões Representativas: Bibliotecas Prisionais, Públicas, Escolares, Jurídicas, de Artes, Federais, Universitárias, sendo que estas precisam ter voz e que sejamos o Advocacy de uma Biblioteconomia democrática, colaborativa, unida e fortalecida! Dessa maneira, acredito que com a docência temos um espaço ideal para imprimirmos esses preceitos aos estudantes de Biblioteconomia! Gratidão à FEBAB e à FaBCI/FESPSP por me fazerem crescer como cidadã e profissional.
Por: Gabriel Justino:
"Quase metade do mês e esse mês de outubro começou com muitas expectativas, principalmente no que tange o CBBD de 2019, sediado em Vitória, no qual apresentei dois artigos, um sobre o InFoco e outro fruto de meu TCC desenvolvido na FESPSP intitulado de: A construção da imagem do bibliotecário na série televisiva Castelo Rá-Tim-Bum.
Sem dúvida por ser o meu primeiro CBBD, teve um gosto especial, cada novidade, cada palestra na qual participei me revigorou e me mostrou mais uma vez que escolhi a profissão certa para trilhar.
Ex-alunos e professores da FaBCI |
Assisti a algumas palestra sobre bibliotecas prisionais que foram inspiradoras e mostram como o poder dos livros e de uma biblioteca transforma vidas. Aprendi como os bibliotecários devem trabalhar em prol do acesso aberto e como isso contribuirá contra as Fake News e aprendi também que existem muitos bibliotecários que lutam para que tenhamos um acesso democrático ao conhecimento e que isso quando chegar à nossa sociedade, a mudará por completo, pois só uma sociedade munida de informação, conhecimento e principalmente uma sociedade leitora é que poderá nos conduzir para um mundo melhor em que todas as pessoas tenham a mesma condição de oportunidades"
Por: Marina Chagas Oliveira
Tive o prazer em apresentar uma versão reduzida do meu TCC no XXVIII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação deste ano. O evento aconteceu em Vitória -ES, uma capital pouquíssimo explorada pelo turismo.
Havia muito o que fazer durante o CBBD. Além da programação "normal" ocorriam simultaneamente: o X Seminário Brasileiro de Bibliotecas das Instituições da Rede Federal, o I Fórum de Bibliotecas Universitárias, o IV Fórum da Biblioteconomia Escolar: Pesquisa e Prática, o II Fórum das Bibliotecas de Arte, o VI Seminário Nacional de Documentação e Informação Jurídicas e o V Encontro de Estudos e Pesquisas em Catalogação.
Fonte: Arquivo pessoal de Marina |
Minha apresentação foi escalada para o último dia, então tive tempo o suficiente para assistir grandes palestras da programação principal (que serão disponibilizadas no site da FEBAB), e fazer parte do Fórum das Bibliotecas Universitárias e ouvir grandes nomes nacionais e internacionais debatendo sobre acesso aberto e estratégias de incentivo e divulgação da pesquisa científica universitária.
Foi a primeira vez que participei de um evento tão grande, capaz de reunir bibliotecários do país inteiro, além dos grandes órgãos de nossa classe. A união dos profissionais em busca do mesmo objetivo, compartilhando ideais e experiências é simplesmente inspirador e nos dá a certeza de estar no caminho certo.
Final do CBBD com professores e ex-alunos da Fespsp :-) |
Comentários
Postar um comentário