Pular para o conteúdo principal

Relato - Aula aberta: “Indexação automática: processos, modelos e ferramentas”.


Segue relato cedido pela aluna Camilla Hatzlhoffer (3º Semestre/Noturno) sobre a aula aberta que aconteceu na disciplina de Indexação e Resumos da Profª Andréia Gonçalves Silva.


Fonte: Facebook FESPSP Comunica


Na última quarta-feira, dia 26 de abril, tivemos a presença da Profª Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos, do Departamento de Informação e Cultura, que compareceu à FESPSP para dar uma aula aberta com o tema “Indexação Automática”. 
  
Profª Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos
Fonte: Facebook FESPSP Comunica 

Nesta aula, foram apresentados aos alunos e convidados que lá estavam, os conceitos da indexação automática, como funciona o processo, que é feito através do computador, os modelos e softwares que são utilizados para este fim e a história da indexação automática.

A convidada expôs três tipos de indexação: a manual, que é feita por bibliotecários, de forma humana e usando o intelecto para a interpretação dos documentos e, desta forma, conseguir a retirada dos termos de indexação; a automática, realizada através de computadores e os termos retirados são armazenados como descritores; e, por fim, a semiautomática, onde a análise dos documentos é feita de modo automático, porém os termos são validados e editados pelos profissionais bibliotecários.

Os processos da indexação automática são realizados através de um conjunto de operações matemáticas, linguísticas e de programação, usados na seleção dos “termos” vindos do texto. Existem dois tipos de processos de indexação: a indexação por extração, que se baseia na retirada de termos que já se encontram no documento e a indexação por atribuição, onde o profissional atribui termos para indexação que não se encontram no texto, mas que representam o documento da mesma forma.

Na apresentação, foram citados alguns modelos de sistemas criados para ser usados para indexar de forma automática. Entre eles, são destaques: Índice KWIC; Índice KWOC (que é semelhante ao KWIC, mas com algumas diferenças); SLIC; Precis; Syntol. A professora convidada explicou cada um deles detalhadamente, contando seu contexto e a história da criação destes sistemas. 
  

Fonte: Facebook FESPSP Comunica

Após o final da aula aberta, ocorreu uma rodada de perguntas para a convidada. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação