Pular para o conteúdo principal

Se Liga FaBCI - 84 anos da FESPSP e 50 anos de docência do Profº Ivan Russeff.


E no último dia 27/05/2017 a FESPSP comemorou seus 84 anos de fundação com uma festa para toda a comunidade acadêmica (alunos, ex-alunos, docentes e funcionários), com um belo café da manhã e logo após, como estava previsto, um bate-papo com ex-alunos da ESP e da FaBCI que são pessoas renomadas em suas carreiras. PARABÉNS FESPSP!


Bate-papo com ex-alunos da ESP e FaBCI
Fonte: FESPSP Comunica

Em meio a essa grande comemoração, tivemos algumas homenagens, mais que merecidas, ao Diretor Tesoureiro Almiro Vicente Heitor, a gerente de TI Jacqueline, ao nosso diretor Profº Aldo Fornazieri que trocou o discurso de homenagem com o Profº Ivan Russeff ante seus 50 anos de docência.


Profº Aldo homenageando os 50 anos de magistério do Profº Ivan

Foi emocionante ver nosso querido mestre igualmente emocionado com as palavras do Profº Aldo e a homenagem inesperada marcada com o recebimento de uma placa.
Em seu discurso de agradecimento, disse que estava muito feliz por sua trajetória na magistratura e que tinha como provar esses 50 anos de docência por possuir seu primeiro holerite datado de maio de 1967. 


Profº Ivan em seu discurso de agradecimento.


Eis a prova que a MC conseguiu (por fontes muito importantes e influentes que não podem ser reveladas, rsrs):


Holerite do Profº Ivan datado de maio de 1967.

Bom, a MC encerra esse boletim mais do que especial, em que imperaram e transbordaram os mais sinceros sentimentos de gratidão, felicitações e homenagens diversas ao grande exemplo de profissional e pessoa que é nosso querido mestre Profº Ivan Russeff.

Temos a seguir na apresentação em vídeo em slides, a manifestação de alunos, ex-alunos e colegas docentes com palavras que demonstram o afeto e o quanto o Profº Ivan marcou essas e tantas outras pessoas nesse meio século dedicado à Educação.


Apresentação dos Slides em Vídeo


Para finalizar, seguem as palavras do célebre Paulo Freire, que de forma bem representativa apresenta a figura do professor e sua missão resumida em muita dedicação e amor.


Verdades da Profissão de Professor

 Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.

 A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv