Segue relato cedido pela aluna Camilla Hatzlhoffer (3º Semestre/Noturno) sobre a aula aberta que aconteceu na disciplina de Indexação e Resumos da Profª Andréia Gonçalves Silva.
Fonte: Facebook FESPSP Comunica |
Na
última quarta-feira, dia 26 de abril, tivemos a presença da Profª Cibele Araújo
Camargo Marques dos Santos, do Departamento de Informação e Cultura, que
compareceu à FESPSP para dar uma aula aberta com o tema “Indexação Automática”.
Profª Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos
Fonte: Facebook FESPSP Comunica |
Nesta
aula, foram apresentados aos alunos e convidados que lá estavam, os conceitos
da indexação automática, como funciona o processo, que é feito através do
computador, os modelos e softwares que são utilizados para este fim e a
história da indexação automática.
A
convidada expôs três tipos de indexação: a manual,
que é feita por bibliotecários, de forma humana e usando o intelecto para a
interpretação dos documentos e, desta forma, conseguir a retirada dos termos de
indexação; a automática, realizada
através de computadores e os termos retirados são armazenados como descritores;
e, por fim, a semiautomática, onde a
análise dos documentos é feita de modo automático, porém os termos são
validados e editados pelos profissionais bibliotecários.
Os
processos da indexação automática são realizados através de um conjunto de
operações matemáticas, linguísticas e de programação, usados na seleção dos
“termos” vindos do texto. Existem dois tipos de processos de indexação: a
indexação por extração, que se
baseia na retirada de termos que já se encontram no documento e a indexação por atribuição, onde o profissional
atribui termos para indexação que não se encontram no texto, mas que
representam o documento da mesma forma.
Na
apresentação, foram citados alguns modelos de sistemas criados para ser usados
para indexar de forma automática. Entre eles, são destaques: Índice KWIC;
Índice KWOC (que é semelhante ao KWIC, mas com algumas diferenças); SLIC;
Precis; Syntol. A professora convidada explicou cada um deles detalhadamente,
contando seu contexto e a história da criação destes sistemas.
Fonte: Facebook FESPSP Comunica |
Após
o final da aula aberta, ocorreu uma rodada de perguntas para a convidada.
Comentários
Postar um comentário