Pular para o conteúdo principal

Coluna: Filme da Semana. Por Ana Beatriz Cristaldo.


Que belezinha de lista essa que o Renato deixou com vocês semana passada hein? Tive que adicionar a minha lista de COISAS QUE VÃO DEMORAR ANOS ATÉ QUE EU TERMINE DE VER, QUE O UNIVERSO ME PERMITE CONTINUAR MÍOPE SÓ ATÉ ONDE SOU... gostaria de adianta-los que essa lista é ótima.

Então essa semana é minha, e eu precisava de um murro de realidade e fantasia, mas um murro bem dado e certeiro na boca do estômago. Sendo assim, que tal rever um filme que tive a oportunidade de pagar para ver no cinema, só que agora no conforto de minha casa, com uma cabeçona macia, preta e peluda em minhas pernas que está bem feliz de termos um tempinho juntos? OBRIGADA NETFLIX!
Vamos lá com Sete minutos depois da meia-noite!



Eu queria tá dormindo desse jeito, mas o TCC não deixa!


Do diretor espanhol Carlos Garcia Bayona (diretor de O orfanato, o incrível O impossível e Jurassic World 2 que lança em 2018), o A Monster Calls conta a história do garoto Conor O’malley que está passando por uma situação um tanto quanto dolorida. Vítima de bullying e violência física na escola, por ser um garoto “esquisito” ele é perseguido por colegas de classe e, não é claro, mas dá pra sentir uma certa dó e falta de preparo com relação aos professores, eles o tratam como se ele fosse quebrar ou explodir a qualquer momento, isso por que sua mãe Lizzy (Felicity Jones) está com câncer terminal. 

Considerando todo esse quadro, ele tem pesadelos, e em uma noite é acordado às 00:07 por um Monstro (Liam Neeson) que promete lhe contar três histórias, e ao final das três Conor deverá contar a quarta história, a história de Conor O’malley.
Não tem como esquecer o nome dele, pois o Monstro repete toda hora, a cada 2 minutos, então tu fica com uma encrenca na cabeça de chamar todo mundo com o sobrenome e com uma voz gutural.

O que me tocou muito nesse filme é como o Conor é criança sabe? Ele faz perguntas de criança e, mesmo que as situações exijam dele maturidade e a perda da infância, ele ainda traz essa característica questionadora que as crianças tem, como numa cena em que o Monstro diz que vai contar as 3 histórias pra ele e ele retruca algo do tipo: eu não preciso de 3 histórias eu preciso que você ajude a minha mãe que é o que na verdade qualquer um de nós questionaria. Que é uma característica que muitas vezes é tirada dos filmes, as crianças tem um modo de falar ou pensar que fica meio robotizado, isso se atribui ao roteirista na hora de dar uma “personalidade” ao personagem que fica muito forçado.

Além disso o filme dá abertura pra criação de várias teorias de quem é o Monstro, há a teoria de que ele é uma parte do próprio menino, como se fosse a consciência dele, outros dizem que ele é o espírito do avô que morreu e outras até de que ele é deus.

Uma atenção especial para o ator Lewis Macdougall que interpreta Conor, esse é seu segundo papel no cinema e ele já chega A H A Z A N D O com nossos corações. Dá vontade de adotar ele e dizer que vai ficar tudo bem. QUE MENINO MINHA GENTE!

Plus: ainda tem Toby Kebbell (Black Mirror e King Kong) como o pai de Conor TOBY LADRÃO, ROUBOU MEU CORAÇÃO! Opa pera, acho que usei o nome errado.

Plus²: Sirgourney Weaver. Apenas.


Mas Baguera e você? O que achou do filme?





- Bom, vejam bem, eu tava dando atenção mesmo pra minha mãe que tava me dando carinho, que por causa das coisas de mãe dela nunca dá muito tempo, mas eu senti falta da representatividade canina nesse filme, é uma coisa que eu sempre percebo: como os cães nunca tem espaço nos filmes, a não ser que seja pra morrer e deixar todo mundo triste, e quando tem esses papeis eles são representados por cães louros e de pelagem clara, vide o Marley paspalho, sendo que assim: nós cães escuros somos muito mais majestosos e nossos pêlos mostram mais brilho... Enfim, aproveitei esse espaço para manifestar meu descontentamento. Sobre esse filme ai, eu gostei muito do jeito que o bicho grande se movimenta e fiquei super atento nisso, ainda mais por que a voz dele parece com a minha, lindona assim mesmo. É isso ai.


Acho que já podemos substituir um dos nossos colunistas pelo Baguerinha não? Ele é um sucesso! Ou devemos deixar que ele faça mais comentários? Ele é um grande estudioso do cinema e ativista da causa canina, um orgulho dos pais.

De todo modo, esse filme é uma dádiva e ta lá disponível, to mandando todo mundo ver. Vai agora você também...
Larga esse integrado.
Vai logo.

Informação importante: o filme é baseado no livro A Monster Calls do autor Patrick Ness, que por sua vez para escrever tal obra se inspirou a partir de uma ideia original de Siobhan Dowd, ilustrado por Jim Kay. UAU!


Esse filme recebeu o prêmio na categoria QUE FILMÃO DA P$&#@ PRA CHORAR, JEOVÁ SECA MINHAS LÁGRIMAS do IAQ (Instituto Ana de Qualidade)


Comentários

  1. Amei muito a história é maravilhosa. Sem dúvida eu ancho que o filme Sete minutos Depois da Meia Noite se tornou em uma das minhas histórias preferidas desde que li o livro, quando soube que seria adaptado a um filme, fiquei na dúvida se eu a desfrutaria tanto como na versão impressa. Li que Juan Antonio Bayona foi o responsável e fiquei muito satisfeita com o seu trabalho, além de que o elenco foi de primeira. De verdade, adorei que tenham feito este filme.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e